Impresso em: 25/02/2020 12:28:05
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-17-saiba-quais-sao-as-maiores-partes-do-corpo-humano.html

Saiba quais são as maiores partes do corpo humano

07/03/2013 01:12:24

Divulgação

REDAÇÃO


O fêmur é o considerado o maior e mais volumoso osso do corpo humano. Localizado na coxa, ele é muito resistente e capaz de suportar uma pressão de 1.230 kg por centímetro quadrado sem sofrer lesões graves. Uma pessoa com 1,80 metros de altura tem um fêmur de aproximadamente 50 centímetros.

Envolvendo esse osso temos o músculo sartório, que, por proporcionar uma base de sustentação para o fêmur, constitui-se como o músculo mais longo do corpo humano. É popularmente conhecido como “costureiro” e tende a ser também bastante resistente.

A pele, por sua vez, é considerada o maior órgão do nosso corpo. É parte integrante do sistema tegumentar, composto por cabelo, pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. Sua principal função é proteger os tecidos subjacentes, regular a temperatura corporal e conter as terminações nervosas.

A maior veia ou vaso sanguíneo é a safena, localizada na parte interna da coxa, paralela ao fêmur.

A aorta é nossa principal artéria, com 50 centímetros de comprimento aproximadamente. Ela começa no coração, na base do ventrículo esquerdo e termina na região dos genitais, na altura da vértebra lombar.


Aproveitando o Assunto!

• Nosso esqueleto é formado por 206 ossos. Em um recém-nascido, são 300 ossos. Com o tempo, alguns ossos se fundem e formam um só.
• O menor osso do corpo humano é o estribo, um dos três ossos que temos no ouvido. Ele mede de 2,6 a 3,4 mm e pesa de 2 a 4,3 mg.
 


Com informações do site Guia dos curiosos