Impresso em: 23/02/2018 05:25:33
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-236-argentino-e-eleito-papa-e-adota-o-nome-de-francisco.html

Argentino é eleito papa e adota o nome de Francisco

13/03/2013 16:58:12

Divulgação

Com o nome de Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa da Igreja Católica. Ele é o primeiro papa latino-americano da história do papado. Ele sucede Bento XVI, que deixou o cargo no dia 18 de fevereiro alegando idade avançada e questões de saúde.

A eleição no conclave foi marcada pela celeridade, como previam os vaticanistas. Já no segundo dia de votação, Bergoglio conseguiu um mínimo de votos que precisava para ser o novo pontífice: 77 dos 115. Às 15h08, a fumaça branca no teto da Capela Sistina indicava aos fiéis da Praça São Pedro e de todo o mundo que a eleição tinha chegado ao seu fim.

A escolha de Bergoglio é vista com surpresa pela imprensa internacional. Há algumas semanas, vaticanistas colocavam Angelo Scola entre os três principais papáveis, juntamente com os cardeais Marc Oullet (Canadá) e Odilo Scherer (Brasil).

Biografia

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936. Antes de assumir como papa, ele era o arcebispo de Buenos Aires. Foi criado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001. É considerado por muitos vaticanistas um clérigo de perfil conservador. Ele foi duramente contra a decisão da Argentina de legalizar o casamento gay, em 2010.

O argentino recebeu ordenação para os Jesuítas em 13 de dezembro de 1969 ainda durante os seus estudos de teologia na Faculdade Teológica de San Miguel, onde também fez mestrado e foi professor.