Impresso em: 26/05/2020 22:53:14
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-363-evento-celebra-poesia-com-noite-de-arte-e-musica.html

Evento celebra poesia com noite de arte e música

18/03/2013 08:23:55

Secom/Gurupi

Uma noite especial para celebrar a poesia com direito à movimentada programação festiva e cultural. Assim foi a 1ª Noite Poética de Gurupi, promovida no sábado, (16/03), pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

O evento aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a parceria da Academia Gurupiense de Letras, Casa de Cultura da Fundação Unirg, Editora Veloso e Coordenação do Curso de Jornalismo da Unirg.

A secretária de Cultura de Gurupi, Zenaide dias da costa fez questão de agradecer a todos que se empenharam para o sucesso desse evento que reuniu um bom público e que, segundo ela, a partir de agora passará a fazer parte do Calendário oficial de Eventos da cidade. “Foi o importante o apoio que recebemos das instituições parceiras, que acreditaram nesse projeto que superou as expectativas’, afirmou a secretária.

O Coordenador de artes Visuais da Secretaria Estadual de Cultura, Antônio Neto, representou a secretária Kátia Rocha, e fez questão de enfatizar a efetivação de parceria entre a administração municipal de Gurupi e aquela Secretaria para que a cidade seja contemplada com vários projetos culturais. Antônio Neto chegou a se reunir na tarde de sábado com alguns artistas gurupienses no Centro cultural mauro Cunha, quando repassou informações sobre os próximos editais de cultura. “Espero que os artistas de Gurupi participem desses editais e, dessa forma, possam dar mais visibilidade aos seus trabalhos que merecem ser valorizados”, afirmou o coordenador.

Além de um recital de poesias com poetas de Gurupi, que foi ao Centro Cultural Mauro Cunha, que esteve presente ao evento também teve a oportunidade de assistir o vídeo-documentário “palmares – O Cantador de Cordel”, do poeta e jornalista Zacarias Martins, que mostra um pouco da vida e obra do poeta nordestino Antônio Farias, mais conhecido com Palmares e que escolheu Gurupi para morar há muitos anos.

Outra novidade foi o lançamento do “Anuário de poetas e escritores de Gurupi – 2012”, obra esta organizada por Eliosmar Veloso reunindo textos em prosa e em verso de 26 autores gurupienses.

Houve ainda exposição de obras são de autoria do artista plástico maranhense Henrique Viegas, que usa a técnica da Pop Arte, além de esculturas de João Paulo Maciel e de trabalhos em E.V.A, da artesã Patrícia Vieira Já o poeta e ator Vinícius Martins deu um show à parte ao apresentar a performance teatral “Um matuto tocantinense”, cujo texto fez o público dar boas gargalhadas.

Musical

No campo da música, vários artistas se revezaram no palco, dentre os quais, a promotora da Infância e Juventude, Jussara Barreira Silva Amorim, que brindou a todos com uma belíssima apresentação, cantando um repertório selecionado de MPB, sendo muito aplaudida pelos presentes.

Também soltaram a voz, em grande estilo, os músicos Silon, Valdo, Chico Chokolate e Mara Rita, que veio especialmente de Palmas e aproveitou para divulgar a realização do III Festival de Música da 96 FM. Nesta edição, o festival traz a novidade de uma nova categoria, a Instrumental, permitindo assim a avaliação de candidatos em duas categorias, sendo a outra Música e Letra.
 

Da Assessoria da Prefeitura