Impresso em: 26/05/2020 23:54:40
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-26444-prefeita-anuncia-construcao-de-740-novas-unidades-habitacionais.html

Prefeita anuncia construção de 740 novas unidades habitacionais

18/05/2018 19:49:29

Fotos: Divulgação/Luciana Pires
Nesta sexta-feira, 18, as famílias beneficiadas pelos empreendimentos Palmas Vertical North I e North II, na Arne 71, receberam as chaves dos seus imóveis

Nos próximos 60 dias a Prefeitura de Palmas terá formalizada a contratação de construtoras selecionadas pela Caixa para construção de 740 novas unidades habitacionais. A seleção das famílias beneficiadas para essas novas unidades será feita por sorteio como ocorrido com as famílias beneficiadas pelos empreendimentos Palmas Vertical North I e North II, na Arne 71, que receberam as chaves de seus apartamentos na manhã desta sexta-feira, 18.

A pensionista Felisvânia Maria dos Reis Rodrigues, 62 anos, que atualmente mora de aluguel no Jardim Taquari, entrou pela primeira vez no novo apartamento. “Vou morar aqui com minha filha adotiva de nove anos. Agora vou ter um cantinho novo para receber meus outros filhos, que já têm suas casas. Agora é ajeitar tudo para a mudança logo e fazer uma galinhada para receber todo mundo aqui”, planejou.

Todas as 512 famílias beneficiadas pelos dois empreendimentos receberam, além das chaves, o manual do proprietário, com informações do imóvel e a planta baixa hidráulica para os moradores utilizarem na sua instalação e acomodação de mobília nos novos imóveis.

“Sabemos o quão felizes vocês estão em ter acesso a essa oportunidade ímpar. Agradecemos a parceria da Caixa com nossa equipe para garantir esse momento. Pedimos a cada família agora que ocupe e cuide desse espaço para que se mantenha em um lugar confortável para todas as 512 famílias”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

A superintendente da Caixa no Tocantins, Silvia Pelloso, parabenizou as famílias e aproveitou para esclarecer sobre restrições de venda e cessão dos imóveis para famílias que não foram contempladas pelo processo. “A vida em condomínio não é fácil. Orientamos que todos paguem suas mensalidades, que têm valores reduzidos variando entre R$ 80 e R$ 270, de acordo com o perfil de cada família. Isso é o que vai garantir em dez anos o direito de quitação do imóvel de vocês. Tanto quem vender como quem venha a comprar perderá o imóvel e o direito de participar novamente de um processo de financiamento de parcela reduzida como este”, alertou a superintendente

Mais unidades

Na ocasião, a prefeita anunciou mais unidades habitacionais para Palmas. São 740 unidades habitacionais com construção recém-autorizadas pelo Ministério das Cidades. As unidades consistem em 500 casas e 240 apartamentos nos setores Recanto das Araras e Santo Amaro, além de outras 1.500 unidades, compostas por 1.000 casas e 500 apartamentos, já em construção na Capital. Estas unidades estão sendo erguidas nos setores Jardim Vitória e Recantos das Araras. Todas serão subsidiadas pelos programas federais Minha Casa Minha Vida ou Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em conjunto com a Prefeitura de Palmas e Caixa.

Segundo esclareceu o secretário municipal de Habitação, Fábio Frantz, todas as famílias já inscritas no cadastro habitacional municipal devem procurar a pasta para manter seus dados atualizados. “Quem está aguardando por uma unidade habitacional, deve procurar manter atualizado seu cadastro para garantir participação na seleção para essas unidades. A seleção para esses novos empreendimentos vai acontecer da mesma forma que aconteceu com o North I e North II, através de sorteio baseado em critérios do Minha Casa Minha Vida”, disse Frantz.

North I e North II

De posse das chaves dos apartamentos, as famílias do Palmas Vertical North I e North II já podem agendar com os síndicos constituídos o dia e o horário da mudança para seus imóveis, que começa a partir da próxima segunda-feira, 21. Todos os imóveis devem estar ocupados em até 30 dias.

Após a mudança, as famílias continuarão a ser assistidas pela Prefeitura de Palmas. “A partir de agora as famílias passarão a receber o acompanhamento social, que vai incluir plantões sociais, palestras e cursos para qualificação profissional e capacitação das famílias para a vida em comunidade”, adiantou o secretário Fábio Frantz.

O secretário lembrou ainda que entre as 512 famílias beneficiadas pelos dois empreendimentos “há 90 famílias que estavam abrigadas em más condições, vivendo em barracos de lona, e que passarão a ter condições dignas de habitação.” Os condomínios Palmas Vertical North I e North II foram entregues com infraestrutura completa incluindo iluminação, paisagismo, salão comunitário de festa e parque infantil.

 

Com Secom/Prefeitura