Impresso em: 23/02/2018 11:33:49
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-67-cursos-do-pronatec-sao-lancados-durante-cerimonia-em-araguaina.html

Cursos do Pronatec são lançados durante cerimônia em Araguaína

07/03/2013 18:34:31

REDAÇÃO


O programa Tocantins sem Miséria foi lançado oficialmente em Araguaína nesta quinta-feira, 07. Mais de 709 cadastros foram realizados durante o evento, que teve como objetivo aperfeiçoar o cadastro de beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. Cada inscrito terá a situação social avaliada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado. 

Como parte da programação do evento, também foi lançado na cidade 
foi lançado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Além de Araguaína, outros 15 municípios assinaram um Termo de Pactuação Técnica com o estado se comprometendo a oferecer cursos que promovam a inclusão social de pessoas carentes. 

Durante a solenidade, o secretário Agimiro Costa, da Setas, explicou a importância da chegada do Pronatec para Araguaína. “É a melhor forma de recolocar o cidadão no mercado. É preciso dar uma atenção especial para quem precisa”.

“Sabemos que ainda há pessoas no Estado passando fome, mas a busca por soluções e parceiros para sanar este problema continua sempre”, reforçou o vice-governador, João Oliveira. 


Pronatec


De acordo com a Prefeitura Municipal de Araguaína, desde fevereiro mais de 100 pessoas já fizeram a inscrição no Pronatec. 

Com 21 cursos gratuitos ofertados para famílias urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade, o Pronatec tem como finalidade promover a a formação profissional e o ingresso do cidadão carente no mercado de trabalho. 


Para participar, a pessoa precisa ter entre 16 e 59 anos, estar inscrita do CadÚnico e ter o Número de Inscrição Social – NIS . De posse dele e dos documentos pessoais, o interessado deve procurar um dos três Centro de Referência em Assistência Social – CRAS de Araguaína (ver detalhes abaixo) para buscar o curso que lhe interessa. Cada beneficiário pode optar por dois cursos por ano. A cada semestre, novas vagas são abertas para a comunidade.

O Pronatec tem a parceria do Serviço Nacional do Comércio – SENAC, Serviço Nacional da Indústria – SENAI e do Instituto Federal de Tecnologia do Tocantins – IFTO para a realização dos cursos. Cada inscrito ainda recebe subsídio para transporte e alimentação.

Endereços e contatos


Para efetivar as inscrições nos cursos ofertados pelo Pronatec, o beneficiário deve procurar os CRAS nos seguintes endereços:

-CRAS I – Rua Santa Terezinha, Setor Santa Terezinha (3412-5152)
-CRAS II – Rua das Palmeiras, Setor Araguaína Sul (3411-4023)
-CRAS III – Rua Colinas, Vila Norte (3411-7045)


Com  informações da Assessoria da Prefeitura