Impresso em: 29/06/2022 01:32:29
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-27506-nova-operacao-integrada-contra-queimadas-acontece-em-lajeado.html

Nova Operação Integrada contra queimadas acontece em Lajeado

16/10/2020 11:02:04

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
utoridades militares e de fiscalização se reúnem para início das ações em Lajeado
Até o final do próximo domingo, 18, mais de 40 militares, fiscais e brigadistas estarão empenhados na 5ª Operação Integrada de Fiscalização Contra Incêndios Florestais, que desta vez abrange a região do município de Lajeado, a Área de Preservação Ambiental do Lajeado (APA), e o Parque Estadual do Lajeado. O início dos trabalhos ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15.

A escolha de Lajeado para a execução da Operação Integrada tem a ver com a quantidade de focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Com três rotas definidas, as equipes foram a campo nas viaturas por terra, com barcos pelo Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães e pelo ar com um helicóptero.

A coordenação das ações é do Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com apoio do Naturatins, Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria - Palmas), Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil e Brigada Municipal de Lajeado.

As equipes de fiscalização em campo são orientadas a autuar qualquer tipo de crime ambiental encontrado pelo caminho. Mesmo após as primeiras chuvas em mais de 120 dias de estiagem, ainda é proibido o uso do fogo para preparo do solo para plantio ou limpeza de áreas.   

      Com Ascom/Corpo de Bombeiros