Impresso em: 25/02/2020 12:14:04
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-776-missao-do-banco-mundial-visita-o-tocantins-nesta-quarta.html

Missão do Banco Mundial visita o Tocantins nesta quarta

03/04/2013 10:45:28

Divulgação/Seplan-TO

Técnicos do Banco Mundial estarão no Tocantins a partir desta quarta-feira,03, para para avaliar o andamento do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado do Tocantins. A primeira reunião da missão setorial do Banco Mundial, chefiada por Eric Lancelot, com a equipe da Seplan – Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública aconteceu às 9 horas da manhã desta quarta-feira. Em pauta, as metodologias que serão utilizadas nas próximas etapas, como o cumprimento de datas sobre a elaboração dos termos de referência, manifestação de interesse, não objeção do Banco, processos licitatórios e contratações.

Na quinta-feira, 04, será apresentado à equipe do Banco os resultados preliminares do estudo do projeto, como os termos de referência que já foram acordados conforme o POA – Plano Operativo anual, datas e valores. E no dia 05, sexta-feira, o encontro será sobre o componente de desenvolvimento local apresentado pela equipe da Seagro – Secretaria de Agricultura e abordará sobre as atividades produtivas como: capacitação, potenciais e sistemas pilotos de produção no Estado.

PDRIS

O PDRIS é um projeto de infraestrutura, modernização da gestão pública, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento local, que tem por objetivo macro a melhoria da prestação a população tocantinense por meio de obras e apoio técnico.

O objetivo do projeto é promover a melhor eficácia dos transportes rodoviários e maior eficiência dos serviços públicos selecionados, em prol da Agenda de Desenvolvimento territorialmente equilibrado e integrado do Mutuário. O projeto consiste de várias partes, que englobam Transporte Rural, descritas abaixo.

Modernização

O Projeto prevê fornecimento de apoio para a Seplan melhorar a qualidade dos serviços públicos; introdução de resultados baseados em metodologia de gestão; descentralização dos serviços administrativos do Estado para as suas regiões, para fins de reforço das capacidades gestoras dos municípios; melhoria dos processos de planejamento de uso ambiental e socialmente sustentável da terra e das políticas de gestão dos recursos naturais, entre outros.

Fomento

No PDRIS está previsto apoio à Seagro e Ruraltins, através da realização de atividades-piloto voltadas para a promoção de negócios rurais e a criação de oportunidades para atrair investimentos sustentáveis; promoção de um setor do agronegócio mais eficiente com a inclusão social e de gênero, bem como a sustentabilidade ambiental e econômica no Tocantins, promovendo maior produtividade e melhor acesso aos mercados para a produção de subsistência e pequenos e médios produtores, e atrair investimentos sustentáveis promovendo a sustentabilidade do meio ambiente. Apoio à Semades na elaboração de uma política de energia renovável para o Tocantins

Gestão Ambiental

O projeto prevê apoio técnico à Semades e ao Naturatins para melhorar a gestão ambiental e o sistema de licenciamento ambiental; realização de estudos sobre a avaliação da necessidade de novas políticas públicas para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento da biodiversidade; desenvolvimento de mecanismos regulatórios e instrumentos técnicos para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento da biodiversidade, entre outros.


 

Da Agência Tocantinense de Notícias