Impresso em: 31/05/2020 20:37:15
Fonte: http://www.redeto.com.br/noticia-23362-cresce-n-de-brasileiros-matriculados-em-cursos-a-distancia-veja-vantagens.html

Cresce nº de brasileiros matriculados em cursos à distância; veja vantagens

29/09/2016 13:30:04

Divulgação
Ensino à distância cresce devido a popularização da banda larga e o aumento na aquisição de smartphones

REDAÇÃO


O ensino à distância (EaD) é uma das modalidades que mais apresentam crescimento no Brasil. Dois dos grandes motivos para isso é a popularização da banda larga, que possibilitou o acesso à internet em diversas cidades brasileiras, e o aumento na aquisição de smartphones nos últimos anos.

De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o número de alunos matriculados atualmente no país supera os 1,3 milhão – dentre eles, 1,2 milhão na rede privada e 139 mil na pública, segundo dados do Censo 2014 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa é que esse número aumente nos próximos anos, possibilitando que haja um crescimento ainda maior na quantidade de alunos inscritos em cursos online. Conheça algumas das vantagens dessa modalidade de ensino e saiba por que ela tem crescido entre os brasileiros que buscam por uma especialização:

Liberdade

A flexibilidade que o EaD proporciona aos estudantes é uma das principais características dessa modalidade de estudo. Isso acontece porque, ao contrário do que acontece no ensino presencial e graduações tradicionais, o aluno não tem horários e locais fixos para estudar.

O estudante é livre para visualizar o conteúdo à hora que quiser e no local que preferir, desde que tenha um dispositivo que possa acessar à internet. Dessa maneira, é ele quem monta sua rotina de estudos da maneira que considerar melhor e mais proveitosa, respeitando as suas tarefas diárias, como outros cursos e a rotina de trabalho.

Ainda assim, é preciso prestar atenção e não achar que essa vantagem significa disciplinas e conteúdo facilitados. O curso online segue o mesmo ritmo e intuito da modalidade presencial, por isso é preciso traçar suas próprias metas e regras, de maneira que respeite os deadlines e dias das provas.

Custo-benefício

O valor mais baixo, em relação à modalidade presencial, é outra característica que chama a atenção dos estudantes. Seja em instituições particulares ou da rede pública, com o EaD é possível ter a redução dos custos – já que além da mensalidade ter um preço menor, não são somados gastos com transporte público, estacionamento e alimentação.

Outra economia visível é no tempo, uma vez que não é necessário se deslocar até a universidade para ter aulas. Dessa maneira, você tem uma qualidade de vida maior, consegue descansar mais e, ainda, aproveitar um período mais longo com a sua família, enaltecendo o custo-benefício.

Interatividade

Com materiais que vão desde vídeo-aulas até conteúdo escrito, o ensino à distância permite que você tenha acesso a uma plataforma multimídia completa – perfeito para que todos os tópicos sejam compreendidos com maior facilidade. O ambiente virtual também permite que o aluno acesse o mesmo material diversas vezes até que tudo fique claro.

Para auxiliar na rotina de estudos, é possível entrar em contato com uma equipe de tutores que está preparada para atender e responder a todas as dúvidas e questionamentos que possam surgir ao longo do curso. Além disso, existem fóruns e chats para discutir com outros alunos sobre o material e os assuntos abordados. Perfeito para trocar conhecimentos e interagir mesmo estando fora do ambiente acadêmico.

Reconhecimento

Uma das grandes questões que envolve o ensino a distância é o reconhecimento que esses cursos têm no mercado de trabalho. As certificações emitidas pelas instituições são tão válidas quanto as entregues aos alunos que participaram da modalidade presencial, permitindo que haja uma disputa equivalente pela mesma vaga, por exemplo.

Vale lembrar que a instituição deve ter autorização e/ou reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC); por isso, é necessário avaliar e pesquisar antes de realizar a sua matrícula e iniciar um dos diversos cursos disponíveis.

Inovação

Por ser uma plataforma online, mesmo tendo uma grade determinada, o conteúdo se atualiza com mais facilidade e frequência, atendendo às novas demandas da sua área de atuação. Dessa maneira, os cursos online preparam o aluno para além da sala de aula, garantindo também que ele supere os obstáculos diários da profissão.

Não é à toa que muitos profissionais já formados optam por fazer um curso à distância a fim de se atualizarem no mercado de trabalho e renovarem o seu currículo. Essa modalidade, portanto, permite que você valorize as suas experiências e fique ainda melhor preparado para ocupar as vagas de emprego.