publicidade
publicidade
Max:28° Min:22°
Araguaína
Araguaína-TO, sexta, 14 de dezembro de 2018
Siga a REDE TO

Ação Parlamentar

Deputados reforçam críticas a postura da Saneatins diante de CPI

Colinas e Porto Nacional pagam menor pelo serviço, diz comissão

16/04/2014 20h34

Koró Rocha Presidente da comissão, deputado Eduardo do Dertins (PPS)

Na reunião desta terça-feira, dia 15, e sem o quórum suficiente para apreciar matérias ou deliberar, os membros da CPI da Foz-Saneatins se limitaram a receber as respostas de requerimentos de informações e avaliar o andamento dos trabalhos. Ao comentar a dificuldade para obter documentos e intimar sócios-proprietários e ex-proprietários da concessionária que não foram encontrados, o presidente da comissão, deputado Eduardo do Dertins (PPS), reafirmou o compromisso com a seriedade do trabalho.

“Haveremos de investigar, mesmo com tantas dificuldades para fazer da CPI uma ferramenta a serviço do povo”, disse o presidente. Já para o deputado Carlão da Saneatins (PSDB), mesmo com a resistência da Foz-Saneatins, a CPI poderá obter muitas respostas por meio da Junta Comercial do Estado (Jucetins), a quem cabe arquivar contratos e torná-los acessíveis ao público.

Também foi comentado acerca dos casos de Colinas e Porto Nacional, que chamaram a atenção porque, nesses municípios, são cobradas tarifas de água e esgoto mais baixas do que nos demais municípios do Estado. Segundo Eduardo, a CPI já apurou que as tarifas foram revistas por iniciativa das prefeituras que discordaram do valor anterior (no caso de Colinas) e entenderam que a tarifa mais baixa é uma contrapartida por investimentos públicos em saneamento (Porto Nacional).

A CPI recebeu ainda informações de Nazaré, Colméia, Brejinho, Pindorama, Combinado, Monte Santo, Marianópolis, Araguanã, Novo Alegre, Peixe, Taguatinga, São Miguel do Tocantins, Dianópolis, Itaporã, Nova Olinda, Pugmil, Brasilândia, Paraíso e Colinas. O Procon e o Ministério Público do Estado também enviaram informações sobre processos relacionados à empresa e que vão auxiliar os deputados na investigação.

Da Dicom/AL-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.