publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 23 de janeiro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Deputados aprovam resolução e alteram prazo para o registro de candidatura; partidos poderão inscrever chapa até o dia 1º de maio

23/04/2014 11h06 | Atualizado em: 23/04/2014 12h37

Benhur de Souza / Divulgação

REDAÇÃO


A Assembleia Legislativa (AL) do Tocantins aprovou no começo da noite desta terça-feira, 22, a resolução com as regras que irão nortear as eleições indiretas para governador e vice-governador do estado. O pleito será realizado no próximo dia 4 de maio. 

O projeto de resolução foi lido em plenário e depois encaminhado paras discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde foi emendado pelo deputado José Bonifácio (PR). 

As alterações foram propostas ante a insatistação de José Augusto Pugliese (PMDB), que pretende concorrer nas eleições, mas disse que ficaria impossibilitado em razão do prazo de registro da candidatura previsto na resolução, que era de seis dias antes do pleito. O peemedebista alegou que seu partido tem convenção marcada apenas para o dia 29 deste mês, cinco dias antes da escolha do novo governador.

Por causa disso, o projeto foi modificado e o registro da candidatura poderá ser feito até 72 horas antes do pleito, ou seja, as legendas poderão inscrever chapa até o dia 1º.
O prazo para impugnação também foi alterado de 24 para 12 horas. 

Registradas, as candidaturas serão julgadas pela Mesa Diretora da AL, que publicará no Diário Oficial as chapas aptas a disputarem as eleições. Ganha aquela que tiver maior número de votos. 

Para evitar polêmica, os deputados governistas preferiram deixar de fora da resolução a exigência de um ano de filiação partidária para concorrer ao pleito. 


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.