publicidade
Araguaína-TO, sábado, 11 de julho de 2020
Siga a REDE TO

Esportes

Etapa regional dos Jets reúne alunos-atletas durante quatro dias

23/04/2014 15h31 | Atualizado em: 24/04/2014 16h21

Manoel Lima / Divulgação As provas serão realizadas entre os dias 24 e 27 de abril

Alunos-atletas do Tocantins participam nesta quarta-feira, 23, da abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Dianópolis e Arraias fazem parte da primeira região a sediar a competição, que chega este ano à 24ª edição. A solenidade de abertura dos jogos está marcada para às 19h, em Dianópolis. As provas serão realizadas entre os dias 24 e 27 de abril.

A expectativa da Coordenadoria de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), é que o total de alunos-atletas inscritos supere os 120 mil de 2013, quando 705 equipes de 133 municípios disputaram as provas.

Os alunos-atletas de toda a rede estadual de ensino chegam aos Jets com a missão de se manterem no topo do ranking-geral dos Jogos. No ano passado, os estudantes de escolas estaduais conquistaram 68 medalhas de ouro nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17; ou seja, 41 a mais que a rede particular, 44 a mais do que a municipal e 65 a mais do que a federal (que só disputa a categoria 15 a 17 anos).

Expectativa

Atual campeão no peso Ligeiro Sub-18 (- 55 kg) dos Jets no Judô, Mayons Brito, aluno-atleta de 17 anos do Centro de Ensino Médio Tiradentes, vai defender o título e disse estar ansioso pelo início da competição. “Espero vencer novamente”, afirmou o atleta, frisando a importância de se incentivar a prática de esportes nas escolas. “Se não fosse por isto, eu não teria conquistado o que já conquistei e não estaria onde estou. Além disto, eu acredito que o esporte é um salvador de crianças carentes; ele torna os praticantes pessoas mais dedicadas, respeitosas e educadas, e isto ajuda muito na escola e na vida”, afirmou o primeiro judoca tocantinense a conquistar uma vaga na base da Seleção Brasileira de Judô.

Quem também defende o título de melhor do estado, no Ciclismo, é Beatriz Nazeozeno, aluna-atleta do Colégio Positivo de Gurupi, conveniado com a rede estadual de ensino tocantinense. Além de dois ouros nas provas Contrarrelógio e Circuito dos Jets, Bia conquistou, ainda, a inédita medalha de ouro para o Tocantins na Prova por Pontos do Ciclismo nos JEJ de 2013, feitos que pretende ampliar a partir da atual edição dos Jets. “Eu tenho me preparando bastante para me manter forte; por isto, tenho participado de competições aqui no Tocantins, onde fui campeã de Mountain-Bike e de Speed, e até no Maranhão, onde fui vice-campeã. Quero vencer as três provas dos Jets e também dos Jogos Nacionais; o meu objetivo é ganhar o ouro em tudo”, afirma a ciclista.

Etapas e modalidades

Os Jets são disputados em quatro etapas eliminatórias. A primeira é chamada de Jogos Internos, realizada pelas unidades escolares participantes, definindo os representantes destas. A segunda, os Jogos Municipais, de responsabilidade dos próprios municípios, selecionou os alunos-atletas e as equipes que representarão cada cidade do Tocantins na etapas regional e final dos Jets.

Fazem parte das três primeiras etapas as modalidades Atletismo, Badminton, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e do Xadrez. Na última etapa, além destas modalidades, ainda ocorrem disputas do Ciclismo, do Basquetebol, da Ginástica Rítmica, do Judô e da Natação.

Este ano, também será realizada a primeira edição dos Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins (Parajets), competição esportiva estudantil voltada aos estudantes portadores de necessidades especiais.

 

Da Ascom/Seduc

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.