publicidade
Araguaína-TO, sábado, 11 de julho de 2020
Siga a REDE TO

Esportes

2ª etapa dos Jets segue até domingo em três cidades do Tocantins

02/05/2014 08h41 | Atualizado em: 02/05/2014 11h17

Divulgação/Ascom Estão participando dos Jets alunos de escolas públicas e privadas nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nos esportes futsal, volei, handebol, tênis de mesa, voleibol de praia, atletismo e xadrez

Com a medalhista de ouro Ana Beatriz Nazeozeno, 14 anos, acendendo a pira olímpica, foi dado início à XIV edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), fase regional, em Gurupi, Sul do Estado. A solenidade de abertura dos Jogos, realizada na noite desta quarta-feira, 30, na sede do Sesi, reuniu 620 alunos de 38 escolas dos 13 municípios que integram a Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Gurupi. Na região centro-norte do Estado, em Guaraí, também houve solenidade para marcar o início da fase regional dos Jets para os estudantes das escolas compreendidas pela DRGF de Guaraí e Colinas.

Estão participando dos Jets alunos de escolas públicas e privadas nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nos esportes futsal, volei, handebol, tênis de mesa, voleibol de praia, atletismo e xadrez. A edição deste ano traz como novidade os Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins (Parajets). Em Gurupi, participam alunos das APAEs nas competições de atletismo. Os jogos do Jets e Parajets das escolas nas regionais de Gurupi, Guaraí e Colinas acontecem até o próximo domingo, 4.

Em Gurupi, a abertura oficial contou com a presença do prefeito Laurez Moreira, que frisou a alegria de sediar em seu município os jogos estudantis pela importância do esporte na vida dos jovens. Na ocasião, representou a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, a diretora de Assistência aos Municípios da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Maria Cecília Marques, que ressaltou a importância dos jogos para a formação dos alunos. A solenidade também contou com a presença do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (PM), tenente coronel Edvan de Jesus Silva.

Na expectativa de bons resultados

O estudante Thullys Henrique Dantas da Silva, 13 anos, da Escola Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, a 278 Km de Palmas, participa do futsal pela primeira vez e disse que está confiante em sua equipe e espera vencer e participar da etapa estadual dos JETs.

A medalhista de ouro Ana Beatriz, que participou da solenidade de abertura em Gurupi, estuda no Colégio Positivo. Aluna-atleta do ciclismo, foi vencedora em 2013 da etapa estadual dos JETs e trouxe medalha de ouro para o Tocantins ao participar dos jogos escolares nacionais, realizado em Natal (RN). Ela vai se preparar para participar no próximo dia 27, em Maringá (PR), do Campeonato Brasileiro de Juniores.

Homenagem

Aproveitando a abertura dos JETs, a diretora regional de Gestão e Formação de Gurupi, Cristiana Donato Leandro, homenageou o professor e técnico de Desporto Educacional da DRGF, Jorge Luiz Rodrigues Mota Junyor. Conforme a diretora, a homenagem é uma forma de valorizar todos os que atuam na educação. "Encanto-me toda vez que participo de um evento da educação porque vejo que está cada vez mais fazendo a diferença e o esporte, além de unir os estudantes, auxilia na aprendizagem. Percebemos que os alunos-atletas estão se interessando mais pelos conteúdos escolares", explicou Cristina.

Membro da comissão organizadora dos JETs em Gurupi, Jorge Luiz frisou que "os JETs têm uma importância fundamental porque permitem ao aluno perceber o resultado das práticas esportivas realizadas na escola, ao mesmo tempo, há uma interação com alunos de outros municípios e acontece uma integração das escolas para que os jogos sejam realizados com sucesso".

As etapas regionais

As etapas regionais do Jets e Parajets tiveram início no último dia 23 em Dianópolis, a 320 Km de Palmas, no Sudeste do Estado. Os jogos envolveram estudantes de escolas compreendidas pela DRGF de Dianópolis e Arraias.

Na próxima quarta-feira, 7, será a vez dos estudantes das regiões de Miracema, Novo Acordo e Pedro Afonso se enfrentarem nos jogos da etapa regional. Até o fim deste mês, etapas regionais serão realizadas em todo o Estado. A etapa estadual, quando participam os vencedores das etapas regionais, está prevista para junho, em Palmas.

 

Da Ascom/Seduc

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.