publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 24 de outubro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Secretaria entrega equipamentos para campus Agro da Unitins‏ na próxima segunda

23/05/2014 19h49

Divulgação Serão entregues equipamentos para os pesquisadores que desenvolvem projetos relacionados ao polo tecnológico de agropecuária

A Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação entrega a pesquisadores, equipamentos utilizados no desenvolvimento de pesquisas para o polo tecnológico de agropecuária. O evento será realizado nesta segunda-feira, 26, às 11h, no campus Agro da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, próximo a Agrotins,

Serão entregues: um trator, duas plantadeiras, uma grade aradora e uma grade niveladora; equipamentos que somam quase R$ 212 mil reais, recursos provenientes de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Já investimentos, nos últimos três anos, cerca de R$ 1 milhão de reais em infraestrutura, equipamentos e insumos para instituições de pesquisa, o que vem garantindo a realização de ações que possam desenvolver ainda mais a cadeia agropecuária do Estado”, explica o secretário da Sedecti, Paulo Massuia.

‘’A Unitins Agro está se transformando em um importante no polo de pesquisa agropecuária para o Estado. Com seguidos investimentos em infraestrutura de pesquisa, o que possibilita o desenvolvimento do setor”, destaca o diretor de Ciência e Tecnologia da Sedecti, Álan Rickson.

Recursos já aplicados neste setor

Em 2013 foram entregues pela Sedecti através do Projeto Estrurante - que tem o objetivo de financiar infraestrutura nas Universidades para o desenvolvimento de pesquisas cientificas -, um micro ônibus de 29 lugares, para beneficiar professores, alunos e produtores rurais, a autorização para construção do Lara – Laboratório de Referência Animal da Unitins de Araguaína, que está em fase de conclusão. Além do Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade, da UFT, Palmas, que tem uma área de 168,65 m² construída. Em Gurupi, foram entregues o Laboratório de Cultura de Tecidos e Genética Molecular e a Casa de Vegetação, ambos na UFT, além de equipamentos para pesquisa.

Projetos Estruturantes

O Governo Federal, através da Finep – Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia implantou em 2008 os projetos estruturantes, que tem o objetivo de financiar infraestrutura nas Universidades Brasileiras para o desenvolvimento de pesquisas cientificas. No Tocantins este projeto contempla a UFT - Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade Tocantins e o Centro Universitário UnirG. O Governo do Estado, através da Sedecti, repassam os recursos para essas Universidades.

 
 

Da Ascom/Sedecti

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.