publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 22 de agosto de 2019
Siga a REDE TO

Estado

Pronatec oferece cursos de idiomas gratuitos no Tocantins

03/07/2014 18h05

Divulgação O programa já beneficia várias turmas pelo Estado com cursos de inglês e espanhol de graça e novas vagas devem ser abertas em breve

O aprendizado de outro idioma amplia as possibilidades de crescimento na carreira estudantil, profissional e até mesmo na vida pessoal. Em várias situações, falar outra língua é vantajoso. Seja para o profissional que tem mais chances de ingressar em vagas com bons salários, para o empresário que consegue expandir dialogar com parceiros do mercado internacional e até para o cidadão que ponde viajar para outros países com maior comodidade.

Na Escola Estadual Santa Fé, região de Taquaralto, em Palmas, a turma do curso de inglês do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego está lotada de alunos e cada um deles faz planos para o futuro. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre durante a noite.

Para a estudante do 2º ano do ensino médio Thalya Gomes de Souza, o curso é uma oportunidade de se preparar para a carreira acadêmica fora do Brasil. “Pretendo estudar em outro país e através desse curso estou melhorando o meu conhecimento na língua inglesa para que não tenha dificuldades que estiver morando fora do Brasil”, planeja a estudante.

Já Mikaell Campos de 17 anos que também cursa o 2º ano do ensino médio, acredita que estudar inglês é um dos caminhos para se tornar um profissional mais competitivo. “Um profissional que fala bem o inglês tem mais chances de conquistar vagas no mercado de trabalho e é por isso que estou nesse curso“, afirma.

O curso de inglês básico e ofertado pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Inovação na Escola Estadual Santa Fé para uma turma de 20 alunos entre estudantes do ensino médio e trabalhadores que estão recebendo o seguro desemprego.

De acordo com a professora do curso, Ana Lídia Freitas, os alunos estão entusiasmados com as aulas. “Podemos perceber uma evolução muito grande. Hoje 50% da aula é de conversação em inglês e eles já tem uma compreensão bastante aguçada do idioma” explica a professora.

A Sedecti também oferta o curso de inglês e espanhol em outras escolas de ensino médio no Estado. A próxima é etapa será oferecer o curso de inglês avançado por meio do Pronatec. O programa já conta com mais de 1300 alunos matriculados em 15 cursos de diversas áreas do conhecimento em 13 cidades do Estado.


Como funciona o Pronatec

O Pronatec foi lançado no Tocantins há cerca de um mês e até o final do ano oferecerá cursos em todos os municípios do Estado. O Pronatec é um Programa do Governo Federal que tem o objetivo de ampliar a qualificação profissional no país. No Tocantins, o objetivo é que todos os 139 municípios sejam beneficiados com cursos gratuitos. O investimento total será de aproximadamente R$ 63 milhões e serão disponibilizadas 20 mil vagas para capacitação dos tocantinenses, o que deve aquecer o mercado com mão de obra qualificada.

Da Ascom/Sedecti

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.