publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 22 de novembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Convênios preveem ações para combater criminalidade

21/08/2014 19h55

Antônio Gonçalves Assinatura do Termo de Intenção de Convênios acontece nesta sexta-feira, 22

O prefeito Carlos Amastha e o secretário de Segurança Defesa Civil e Trânsito, Francisco Viana, assinam Termo de Intenção de Convênios nesta sexta-feira, 22, com representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Polícia Federal no Estado (PF). As assinaturas acontece às 8h30, na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas).

Com a Polícia Federal e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o termo refere-se a convênio para que a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), exerça o policiamento interno da área do aeroporto, através da parceria e suporte técnico da Infraero, Polícia Federal e Polícia Civil. De acordo com a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, o objetivo é desenvolver ações de controle de embarque armado e registro de ocorrência.

Segundo com o secretário da pasta, Francisco Viana, a GMP terá uma base fixa no saguão do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. “Faremos o controle de embarque armado e registro de ocorrências, como também a segurança do local por videomonitoramento”, disse Viana.

UFT

Já o convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) possibilitará o compartilhamento da rede metropolitana de fibra ótica. “Com esta parceria iremos ampliar a atividade de rádio comunicação da nossa guarnição, melhorar captação de imagens das nossas câmeras de videomonitoramento, e dar a manutenção dos equipamentos da rede”, disse Viana.

IFTO

A parceria com o Instituto será feita para o desenvolvimento de equipamentos que realizarão vigilância pública por meio de veículo aéreo não tripulado (VANT), conhecido como drone.

Será desenvolvido no prazo de 12 meses, um projeto experimental, através do projeto de pesquisa do IFTO, VASA (Veículo Aéreo Sempre Alerta), onde em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Militar, serão usados Veículos Aéreos Não Tripulado (VANT), em uma área comercial da Capital, através do projeto Guardião Comercial, com o objetivo de melhorar o trabalho de monitoramento e segurança da Capital.

Participam da assinatura dos convênios, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcio Antônio da Silveira, o reitor do IFTO, Francisco Nairton do Nascimento, o superintendente em exercício da Polícia Federal, Almir Clementino Soares.

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.