publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Friday, 01 de July de 2022
Siga a REDE TO

Educação

Divulgados locais de encontros regionais que definirão finalistas

14/10/2014 16h45 | Atualizado em: 14/10/2014 17h01

Manoel Lima / Seduc A etapa regional da olimpíada é dividida em quatro encontros sob as temáticas: Poemas, Memória Literária, Crônicas e Artigo de Opinião

Foram definidos os locais dos encontros regionais que irão definir os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro 2014. Do Tocantins, irão participar 13 alunos no evento que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social e é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.

A etapa regional da olimpíada é dividida em quatro encontros sob as temáticas: Poemas, Memória Literária, Crônicas e Artigo de Opinião. Nos dias 28 a 30 de outubro, o primeiro encontro será em Belo Horizonte / MG e serão avaliados os alunos na categoria Poemas. No período de 3 a 5 de novembro, será a vez dos alunos classificados em Memórias Literárias se encontrarem em Maceió / AL. Já os vencedores da categoria Crônicas irão se encontrar em Porto Alegre / RS, no período de 10 a 12 de novembro. E o último encontro, da categoria Artigo de Opinião, será em Brasília / DF, entre os dias 17 e 19 de novembro.

No Tocantins, foram classificados para a etapa regional quatro textos de artigo de opinião, três de crônica, três de memórias literárias e três poemas. Participam da OLP estudantes das redes públicas de ensino. Neste ano a Comissão Julgadora Estadual recebeu das Comissões Municipais, 103 poemas, 87 textos de memórias literárias, 88 crônicas e 72 artigos de opinião num total de 350 produções de alunos. “Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram para a etapa regional e por uma nova avaliação de uma outra equipe”, explicou a coordenadora Estadual da OLP, Carmem Lucia Batista Coelho Ranzi.

A coordenadora da OLP no Tocantins explicou, ainda, que durante a etapa regional da olimpíada, os alunos terão atividades além da competição literária. “Durante dois dias, os alunos selecionados nas etapas estaduais participarão de oficinas para reescrita dos textos, bem como terão oportunidade de conhecer a cultura local dos estados e capitais que receberão as comissões julgadoras”, disse.

Os classificados nesta etapa, conforme Carmem Lúcia, passarão para a etapa nacional que será realizada em Brasília no dia 03 de dezembro, onde serão premiados os vencedores da Olimpíada.

Incentivo

Carmem ressalta a importância das escolas participarem das olimpíadas. “A Olimpíada tem como objetivo incentivar e reconhecer a produção textual dos alunos das escolas públicas, além de promover a formação de professores. Como é um evento bienal, no primeiro ano, trabalha a formação de professores e, no ano seguinte, são realizadas as oficinas com os alunos preparando-os para a participação na olimpíada”, disse Carmem

Confira abaixo a lista dos aprovados na OLP


1- Poema: Belo Horizonte / MG - (28 a 30/10)

Aluna – Ceovana Batista Silva – Colégio Conveniado Menno Simons – Araguacema – TO

Professora- Maria do Socorro A. Nascimento


Aluno - Marcos Henrique Alves Chaves – Escola Municipal Divina Ribeiro Borges – Cariri do Tocantins

Professora - Simone Cristina Gonçalves de Andrade


Aluno – Ian Pereira Folha – Escola Estadual Deoclides Muniz – Almas – TO

Professora - Marlene Moreira da Nóbrega Serra


2- Memórias Literárias: Maceió-AL - (03 a 05/11)


Aluno - Wellington Pereira de Araújo – Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos – Palmas – TO

Professor - Mário Ribeiro Morais

Aluna - Caroline Cunha Andrade – Colégio Estadual Dr. João de Abreu – Novo Alegre – TO

Professora - Zulene Souza Santos de Lima

Aluna - Elícia Gabriela Leal Yoyô de Araujo – Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva – Palmas – TO


3 - Crônica: Porto Alegre-RS - (10 a 12/11)

Aluna – Beatriz Tavares – Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira – Porto Nacional – TO

Professora - Vera Lucia Moreira Gonçalves

Aluno - Gabriel Fernandes Mendes – Escola Municipal Antonio Carlos Jobim – Palmas – TO

Professora – Keila Maria Gonçalves

Aluna - Daniely Lopes Barbosa – Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima – Araguaína – TO

Professora – Maria Helena Pires

4 - Artigo de Opinião: Brasília-DF - (17 a 19/11)

Aluno - Samuel Moura de Oliveira – Colégio Estadual Cel José Francisco de Azevedo – Conceição do Tocantins

Professora – Thanielle Magalhães Costa

Aluna – Lauandecy Maria Domingas Costa de Morais – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO) Araguatins – TO

Professora - Francinete Costa Soares Barroso

Aluna - Maryana Lorrane dos Santos Pião – Escola Estadual Madre Belém – Palmas – TO

Professora – Gleice Fernandes Carvalho

Aluna – Dhara Karollyne Silva Santos – Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno – Aliança do Tocantins

Professor – Juvenal Bento de Carvalho Filho


 

Da Ascom/Seduc-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.