publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Friday, 01 de July de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Concurso de redação promovido pela Defensoria recebe mais de 600 inscrições

23/10/2014 11h32 | Atualizado em: 23/10/2014 14h16

Divulgação O tema desta edição é “O Papel da Defensoria Pública na Sociedade”, direcionada aos alunos matriculados do 3º ao 7º ano escolar

O II Concurso de Redação da Diretoria Regional da Defensoria Pública em Gurupi recebeu 621 textos de 38 escolas da Rede Pública de Ensino dos municípios de Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Gurupi, Palmeirópolis e Peixe. O tema desta edição é “O Papel da Defensoria Pública na Sociedade”, direcionada aos alunos matriculados do 3º ao 7º ano escolar.

“Temos muitas redações para avaliar, mas o alcance do Concurso vai além dos mais de 600 textos inscritos. Cerca de 70 escolas receberam o material da campanha ‘Defensoria Pública - Um Direito Seu’, voltada para orientação dos Assistidos sobre o papel da Instituição e suas áreas de atuação. Assim comemoramos estes números, mas vale destacar que a abrangência deste concurso com certeza é superior aos números de redações inscritas, já que o tema foi abordado nas escolas. Logo, não conseguimos mensurar a quantidade de crianças e adolescentes que refletiram sobre a importância da Defensoria Pública em suas vidas e na sociedade. E é este objetivo do projeto”, comemora a diretora regional de Gurupi, Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel.

Silvânia Barbosa destaca ainda o empenho de todos os atores envolvidos no Projeto. “A Regional de Gurupi está toda envolvida e tem se empenhado em todas as etapas do Concurso, que exige uma dedicação voluntária dos atores envolvidos no Projeto”.

O Concurso está na fase de avaliação das redações, executada pela Comissão Avaliadora, composta por Servidores e Membros da Instituição. Os componentes da Comissão irão selecionar os classificados em 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria da etapa municipal. Os trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, nos sete municípios participantes, serão remetidos à etapa regional e disponibilizados para avaliação e votação dos Membros e Servidores vinculados à Diretoria Regional da Defensoria Pública em Gurupi. Com esta votação, serão escolhidos os três melhores, classificando-os em 1°, 2° e 3° lugar.

Cronograma

A divulgação dos classificados da etapa municipal está prevista para o dia 10 de novembro. Já o resultado final, com a divulgação dos classificados na etapa regional, está previsto para o dia 24 de novembro.

Concurso

A segunda edição é dividida em duas categorias: Redação I, direcionada aos alunos matriculados no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental; e Redação II, para alunos do 5º, 6º e 7° ano do Ensino Fundamental – e duas etapas – municipal e regional. O Certame premiará os classificados na Etapa Regional, em cada categoria, em 1º, 2º e 3º lugar. Os vencedores serão premiados com bicicletas, tablets, kits escolares, livros, certificado de participação, entre outros.

O projeto está alinhado aos objetivos do Plano Estratégico da Instituição, que são: “Aprimorar a Comunicação com o Assistido” e “Fortalecer a Imagem da Instituição”; e conta com o apoio dos Membros e Servidores da Diretoria Regional, da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, da Secretaria Estadual de Educação, por meio da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Gurupi, e da empresa Bicicleta e CIA, da GEP Livraria e ABC Distribuidora.

O Edital completo com todas as informações sobre o Concurso está disponível no site da Defensoria Pública do Tocantins. Informações podem ser solicitadas por meio do email institucional asc[email protected] ou pelo telefone 63 – 33153409.

 

           Da Ascom/DPE-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.