publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Monday, 27 de June de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Defensoria Pública do TO divulga os finalistas de concurso de redação

Na fase final, serão escolhidas as 3 melhores redações de cada categoria

11/11/2014 10h33 | Atualizado em: 11/11/2014 20h01

Divulgação O tema desta edição é “O Papel da Defensoria Pública na Sociedade”, direcionada aos alunos matriculados do 3º ao 7º ano escolar

Os nomes dos alunos finalistas da Etapa Regional do II Concurso de Redação da Diretoria Regional da Defensoria Pública em Gurupi foram divulgados nesta segunda-feira, 10. Na fase final, os trabalhos classificados em 1º lugar, de cada categoria, nos sete municípios participantes, serão disponibilizados para avaliação e votação dos Membros e Servidores lotados em Gurupi e região.

Nesta votação serão escolhidas as três melhores redações, classificando-as em 1°, 2° e 3° lugar, de cada categoria. O resultado final está previsto para o dia 24 de novembro e os vencedores serão premiados com bicicletas, tablets, kits escolares, livros, certificado, medalhas, entre outros brindes, de acordo com a classificação.

“Ao avaliar as redações foi impossível não se emocionar com alguns textos, nos quais crianças e adolescentes relataram histórias reais de pessoas que foram à Defensoria Pública e tiveram casos solucionados; também fizeram críticas contando casos que não foram resolvidos, por exemplo. Vale destacar ainda a surpresa de algumas ao saber que a Defensoria Pública existe e que elas têm direito ao acesso à justiça integral e gratuita. Acreditamos que ao escrever sobre a importância da Defensoria Pública na Sociedade, tema da edição deste ano, essas crianças e adolescentes compreenderam o porquê da Instituição existir, e com certeza disseminarão essa informação na comunidade onde estão inseridas”, destaca a coordenadora do projeto, a analista em Gestão Especializado – Jornalismo, Rose Dayanne Santana.

Ainda de acordo com a Coordenadora, na Etapa Municipal, a Comissão Avaliadora, composta por Servidores e Membros da Instituição, avaliou as redações inscritas no Concurso, classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria. Os alunos classificados na Etapa Municipal receberão certificados, medalhas e livros. “A etapa municipal foi classificatória, somente os primeiros colocados de cada município concorrem na fase regional do Concurso”.

A diretora regional de Gurupi, defensora pública Silvânia Barbosa, ressalta que o Concurso de Redação já faz parte das atividades da Unidade, onde todos se envolvem desde a concepção da Edição, passando pela divulgação nas escolas e leitura dos textos elaborados pelos Estudantes. “É muito recompensador ver refletido nos textos das crianças e adolescentes o resultado do trabalho que realizamos na Instituição, e como gestora o melhor ainda é ver a integração de todos, que voluntariamente participam das etapas e ficam na torcida para uma grande participação, além de conseguir os brindes para premiação e no final a torcida pelas melhores redações, com certeza um grande ganho para quem participa e também para a Defensoria Pública”.

Participação

O II Concurso de Redação da Diretoria Regional da Defensoria Pública em Gurupi recebeu 621 textos de 38 escolas da Rede Pública de Ensino dos municípios de Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Gurupi, Palmeirópolis e Peixe.

O tema desta edição é “O Papel da Defensoria Pública na Sociedade”, e o certame é dividido em duas categorias: Redação I, direcionada aos alunos matriculados no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental; e Redação II, para alunos do 5º, 6º e 7° ano do Ensino Fundamental – e duas etapas – municipal e regional.

O projeto está alinhado aos objetivos do Plano Estratégico da Instituição, que são: “Aprimorar a Comunicação com o Assistido” e “Fortalecer a Imagem da Instituição”; e conta com o apoio dos Membros e Servidores da Diretoria Regional, da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, da Secretaria Estadual de Educação, por meio da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Gurupi, da empresa Bicicleta e CIA, da GEP Livraria e ABC Distribuidora.

O Edital completo com todas as informações sobre o Concurso está disponível no site da Defensoria Pública do Tocantins. Outras informações podem ser solicitadas por meio do email institucional [email protected] ou pelo telefone 63 – 3315-3409.

 

Da Ascom/DPE-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.