publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 21 de abril de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Estudantes realizam reflorestamento de nascente

19/11/2014 13h45 | Atualizado em: 19/11/2014 20h54

Divulgação Durante o projeto, alunos da escola plantam mudas de árvores frutíferas e nativas do bioma cerrado

Há sete anos a Escola Estadual Almeida Sardinha, localizada no município de Itacajá, iniciou o projeto Cidadão do Futuro com o principal objetivo de promover ações de reflorestamento da área próxima à nascente do Rio Manoel Alves Pequeno, um dos principais afluentes da margem direita do Rio Tocantins. No último final de semana, os estudantes realizaram o monitoramento das localidades onde ouve o plantio de árvores.

Este ano, para auxiliar na recuperação da mata ciliar da nascente, os cerca de 380 estudantes da unidade de ensino realizaram o plantio de 170 mudas de árvores típicas do cerrado, como o Ipê Amarelo, além das frutíferas, dentre elas, palmeiras de Buruti e Açaí, e ainda Pitombeiras e Cajueiros.

“Foi muito gratificante ver que o nosso projeto está dando certo. Apesar de ver que a nascente ainda tem pouca água, vemos as plantas já dando frutos e, se continuarmos fazendo a nossa parte, teremos o nosso rio por muitas e muitas gerações”, conta empolgado o aluno do 3º ano do ensino médio, Jamilton Sales Silva.

Segundo a diretora da unidade escolar durante todo o ano, estudantes e servidores da unidade de ensino participam de atividades interdisciplinares que envolvem a temática da preservação Rio Manoel Alves Pequeno. “A cada dia vemos a escassez de água chegar mais próxima da nossa realidade e com isso, a escola se mobilizou para fazer algo na prática para evitar que a nascente do nosso rio seque. O projeto vem dando muito certo graças ao envolvimento dos alunos e professores e também da comunidade”, relata a gestora.

 

Da Ascom/Seduc-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.