publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 26 de outubro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Sintet acusa governo de dá calote em servidores da Educação aposentados

18/12/2014 11h20 | Atualizado em: 18/12/2014 20h06

Divulgação Maior parte do pagamento não foi creditada nas contas dos aposentados

Os professores e trabalhadores da educação que se aposentaram neste ano, em sua grande maioria nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro receberam do 13º salário apenas a parte proporcional de obrigação do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) do Tocantins. O restante, a maior parte do pagamento, a Secretaria de Administração (Secad) não creditou nas contas dos aposentados. Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), esse pagamento viria junto com o acerto, o que, para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), é um despropósito, já que os servidores tinham feito planos com o décimo.

“A outra parte proporcional do 13º salário é obrigação da SECAD/SEDUC”, informa o assessor jurídico do Sintet, Silvanio Mota.

Desde Maio de 2014 também estão suspensas os pagamentos dos abonos de permanência dos servidores aposentados da Educação. Segundo a SEDUC, o gasto com pagamento da Folha já atingiu o limite máximo estabelecido pela LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Esse governo mais uma vez demonstra seu profundo rancor e desrespeito para com a classe dos trabalhadores da educação, em especial os aposentados, que doaram suas vidas pela Educação, é muito desrespeito”, desabafa o secretário geral do SINTET, Carlos de Lima Furtado.

O SINTET já protocolou ofício ao secretário da Administração na tarde desta quarta-feira, 17, cobrando explicações, como já fizera com o caso do não pagamento dos abonos de permanência. O sindicato informou ainda que estuda as medidas judiciais cabíveis.

 

Com Ascom/SINTET

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.