publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 26 de setembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Deputados estaduais tomam posse e escolhem a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa: oposição conseguiu eleger Osires Damaso

01/02/2015 12h02 | Atualizado em: 02/02/2015 11h25

Divulgação Deputados estaduais tomam possem durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa: 13 dos 24 parlamentares são novatos

REDAÇÃO

Tomam posse, na manhã deste domingo, 1º de fevereiro, os 24 deputados eleitos em 2014. A sessão especial de posse acontece na sede da Assembleia Legislativa (AL), em Palmas.

Após a cerimônia, os parlamentares elegeram a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2015/16. Confirmando as previsões, o deputado estadual Osires Damaso (DEM) foi eleito presidente da Casa, com 14 votos contra 10 de Eli Borges (PROS).  

Osires era candidato da oposição e Eli o nome que tinha apoio do governador Marcelo Miranda (PMDB). 

13 dos 24 deputados são novatos. O parlamentar mais votado foi o filho do ex-governador Siqueira Campos, Eduardo Siqueira Campos (PTB), com 28.841 votos.

Confira, abaixo, o perfil dos deputados eleitos para a 8ª Legislatura:

Amélio Cayres (SD)

Amélio Cayres de Almeida é natural de Erico Cardoso, tem 53 anos, é
 pecuarista e possui ensino fundamental completo. Casado com Geneci Perpetua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul. Foi prefeito em Esperantina, entre 1997 e 2004 e eleito três vezes deputado estadual. 

Amália Santana (PT)

Natural de Itaberaí (GO), Amália Maria Santana da Silva tem 51 anos, é técnica em enfermagem e servidora pública. Casada com Paulo Jesus da Silva e mãe de Paola, Fabrício Jerônimo e Samara Maiara. Foi vereadora em Colinas e eleita deputada estadual em 2010.

Cleiton Cardoso (PSL)

Cleiton Cardoso de Almeida nasceu em Porto Nacional, tem 46 anos, possui ensino médio completo, e é autônomo. Casado com Liel Bezerra Beckman Cardoso. Já foi vereador em Palmas.

Eli Borges (PROS)

Eli Dias Borges é natural de Ipameri (GO), tem 54 anos, é pecuarista, formado em Contabilidade. Casado com Maria Ulisses Pedroza Borges e pai de Thiago, Paulo Henrique e Lucas. Foi vereador por três mandatos em Palmas. Assume pela 5ª vez uma cadeira na Assembleia. 

Eduardo Siqueira Campos (PTB)

Natural de Campinas (SP), José Eduardo de Siqueira Campos tem 55 anos, é divorciado, professor e empresário. Exerceu o mandato de deputado federal de 1989 a 1991 e também de 1991 a 1995. Foi prefeito de Palmas de 1993 a 1996 e senador de 1999 a 2007. Atuou como Secretário de Planejamento e também de Relações Institucionais do Tocantins.

Eduardo do Dertins (PPS)

Eduardo Bonagura nasceu em Cravinho (SP), tem 46 anos, é engenheiro civil e agropecuarista. Casado com Leila Maria da Rocha Siriano Bonagura e tem dois filhos: Caroline e Gustavo. Elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 2010.

Elenil da Penha (PMDB)

Natural de Crixás (GO), Elenil da Penha Alves de Brito tem 45 anos e é formado em recursos humanos. Casado com Patrícia Ribeiro Câmara de Brito, tem três filhos: Helen Patrícia, Enil Henrique e Rebeca Câmara. Foi vereador de Araguaína por quatro vezes.

José Bonifácio (PR)

José Bonifácio Gomes de Souza nasceu em Tocantinópolis, tem 63 anos, é advogado e servidor público federal, divorciado. Foi vereador em 1982, prefeito de Tocantinópolis em 1989, 1996 e 2000. Dez anos depois, foi eleito deputado estadual e em 1994 foi suplente do senador Leomar Quintanilha tendo assumido uma vaga no Senado por seis meses. 

Jorge Frederico (SD)

Natural de Araguaína, Jorge Frederico tem 33 anos, é formado em Ciências Contábeis e atuou como cartorário. É casado com Ludimila Dias Carneiro Frederico, e pai de três filhos, Jardenir Neto, Otávio e Manuela. Foi eleito vereador duas vezes e deputado estadual como primeiro suplente.

Junior Evangelista (PRTB)

Antônio Evangelista Pereira Junior nasceu em Miracema, tem 45 anos, é agropecuarista, casado. Foi prefeito de Miracema em 2004, reelegeu-se em 2008 e exerceu dois mandatos de vereador. 

Luana Ribeiro (PR)

Natural de Goiânia (GO), Luana Matilde Ribeiro Lima Gayer tem 36 anos e é formada em turismo. Casada com o empresário Frederico Gayer e mãe de João Frederico e Pedro. Foi reeleita deputada estadual pela terceira vez. 

Mauro Carlesse (PTB)

Mauro Carlesse nasceu em Terra Boa (PR), tem 54 anos, é empresário, divorciado. Tem duas filhas: Pâmela e Daiana Carlesse. Assume o primeiro mandato de deputado estadual. 

Nilton Franco (PMDB)

Natural de Porto Nacional, Nilton Bandeira Franco tem 47 anos, é formado em Direito, agropecuarista, auditor fiscal e servidor público estadual. Casado com Alessandra Franco e pai de três filhos, Breno, Bianca e Milena Franco. Foi prefeito de Pium.

Olyntho Neto (PSDB)

Olyntho Garcia de Oliveira Neto tem 28 anos, é natural de Goiânia (GO), produtor agropecuário e formado em Administração. Atuou como secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins em 2011.

Osires Damaso (DEM)

Osires Rodrigues Damaso nasceu em Campinorte (GO), tem 51 anos, é empresário, possui ensino médio completo. Casado com Glória Carrilho de Castro e tem dois filhos: Danny Damaso e Egnaldo Damaso. Foi eleito deputado estadual três vezes, sendo a primeira em 2010. 

Paulo Mourão (PT)

Natural de Cristalândia, Paulo Sardinha Mourão tem 58 anos, nasceu em Cristalândia, empresário e formado em Agronomia. Casado com Ana Mourão e pai de quatro filhos: Ana Carolina Mourão, Alexandre Mourão, Raika Emanuela Mourão e Paula Soline Mourão. Foi prefeito de Porto Nacional e elegeu-se deputado federal por quatro vezes consecutivas. 

Ricardo Ayres (PSB)

Ricardo Ayres de Carvalho nasceu em Goiânia (GO), tem 35 anos, é advogado, casado com Flávia Teixeira Halum Ayres, com quem tem dois filhos: Samarah Beatriz e João Vitor. Foi secretário da Juventude durante quatro anos.

Rocha Miranda (PMDB)

Natural de Araguatins, Francisco da Rocha Miranda tem 62 anos, é pecuarista, casado e tem três filhos: Vitória Miranda, Alexandre Rocha e Marcello Bastos Miranda. Foi prefeito de Araguatins duas vezes. 

Toinho Andrade (PSD)

Antônio Poincare Andrade Filho tem 56 anos, nasceu em Porto Nacional e é empresário. Casado com Virginia Pereira da Silva Andrade, tem quatro filhos: Daniela de Cássia, Tony Márcio, Patrícia e Marcus Vinícius. Foi vereador por três mandatos. Assumiu uma vaga na Assembleia em 2009 substituindo o deputado Valuar Barros e se reelegeu em 2010.

Valdemar Junior (PSD)

Valdemar Rodrigues Lima Junior tem 40 anos, nasceu em Porto Nacional, é radialista, apresentador de TV e advogado. Casado com Flavilene Bueno Lima. Foi Secretário de Comunicação do Tocantins e vereador por dois mandatos. 

Vilmar (SD)

Natural de Nazário (GO), Vilmar Alves de Oliveira tem 58 anos, é empresário e tem ensino médio completo. Casado com Maria Antônia Ribeiro de Oliveira e pai de três filhos: Fernanda, Flávio e Fabiano (em memória). Assume o segundo mandato de deputado estadual.

Valderez (PP)

Valderez Castelo Branco Martins tem 60 anos, é natural de Carolina (MA), servidora pública aposentada, tem ensino médio completo. É casada com o deputado federal Lázaro Botelho Martins (PP). Foi prefeita de Araguaína por dois mandatos. 

Wanderlei Barbosa (SD)

Natural de Porto Nacional, Wanderlei Barbosa Castro tem 50 anos, tem ensino superior incompleto, é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Yhgor, Rérison e Rosa Maria. Foi deputado estadual e vereador de Porto Nacional e Palmas.

Zé Roberto (PT)

José Roberto Ribeiro Forzani tem 54 anos, nasceu em Pirenópolis (GO), é formado em Engenharia Florestal e servidor público. Casado com Reijane Ferreira Silva e pai de Roberta, Gabriel, Izabella e Ana Luiza. Assume pela segunda vez uma cadeira na Assembleia Legislativa. 


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.