publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 29 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Municípios

Hotel é alvo de ação por provocar poluição ambiental

24/03/2015 17h31

Panoramio/Divulgação Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com uma ação na justiça contra a empresa Transhotel (Transbrasiliana Hotéis Ltda), em Gurupi, na região sul do Tocantins

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi, ajuizou Ação Civil Pública contra a empresa Transhotel (Transbrasiliana Hotéis Ltda) pela prática de poluição ambiental. Segundo laudos de órgãos ambientais, os efluentes produzidos pelo hotel, posto de combustível, oficina mecânica e lava-jato que integram o empreendimento são depositados diretamente em uma lagoa, sem receber qualquer tratamento.

A Ação do MPE relata que o problema persiste há mais de 10 anos. Inicialmente, os resíduos do hotel, localizado na BR-153, Setor Waldir Lins, em Gurupi, eram lançados diretamente no córrego Mutuca. Após um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado em 2004 entre a empresa e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi instalada uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no empreendimento. Porém, a ETE nunca obteve o licenciamento ambiental, pois em todas as vistorias realizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foram constatadas pendências. Atualmente, os resíduos ficam depositados na lagoa, sem o devido tratamento.

O licenciamento ambiental para as ETEs é exigido pela Lei nº 6.938/81, que estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente.

Na Ação Civil Pública, a Promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias do Carmo pede que o empreendimento seja condenado a suspender o lançamento de esgoto na ETE da forma em que está sendo feita, até que a mesma seja regularizada; que providencie a regularização da Estação; que faça a manutenção e limpeza da cerca que contorna a ETE; e que corrija eventuais infiltrações no solo.

 

Da Ascom/MPE-TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.