publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 31 de março de 2020
Siga a REDE TO

De Tudo, um Pouco

Crônica aborda os nomes mais estranhos já registrados no Brasil

11/05/2015 21h15 | Atualizado em: 10/06/2015 16h51

Ilustração Mijardina Pinto, Asteróide Silvério, Sansão Vagina, Colapso Cardíaco da Silva e Simplício Simplório da Simplicidade Simples são alguns deles

Que nome é este?!

Olhem! O motivo desta crônica não é deixar ninguém humilhado, mas sim mostrar o que existe de real registrado em nossos cartórios e que, graças a Deus, isto tem mudado por uma Lei Federal que proibe o registro de filhos com nomes estranhos ou esquisitos, que podem, no futuro, determinar constrangimentos e mudar a vida social de uma pessoa!

Outros são, que depois de registrados já na vida adulta, não conformados com seus nomes exóticos, conseguem, via judicial, a mudança para nomes convencionais. Muitos pais ao registrarem seus filhos, por confusão na hora da pronúncia ou mesmo por egoísmo em desejarem um nome diferente, não pensam no futuro do filho e o que este nome pode significar em seu meio social, levando a sofrimentos e humilhações!

Pois bem, tirando o lado negro do assunto, já imaginaram se eu como médico urologista fosse pensar em nomes relacionados à minha profissão, eu teria que escolher talvez estes: Maria Cristina do Pinto Magro (coitada, nem isso ela tem!...); ou ainda Maria José Brochado (tem tratamento...); ou, Patrícia do Pinto Grosso; Antonio Camisão; Dosolina Piroca Tazinasso; Manolo Porras y Porras (deve ter uma boa ejaculação...); ou , Mijardina Pinto; José Xixi (incontinência urinária tem cura...); ou ainda, Amável Pinto (nunca conheci nenhum...); Zélia Trocafundo Pinto (poxa!...como será ela?...)

E se meus amigos ginecologistas fossem ser levados pelo mesmo egoísmo na hora de escolherem os nomes para seus filhos?! Acho que ficaria muito pior você ser obrigado a chamar seu colega de trabalho por nomes como estes: Antonio Buceta Agudim; Barrigudinha Seleida; Sansão Vagina (é homem ou mulher?...); Vivelinda Cabrita; Aberta Demais de Oliveira (coitada...); ou ainda, Maria Tributina Prostituta Cataerva (ninguém tem nada a ver com sua vida...)

Mas ainda tem aqueles pais que não se conformam com a vida na terra e estão aguardando a chegada de extra-terrestres, talvez moradores de Alto Paraíso (GO), e então preferem dar nomes ao seus filhos, como: Aeronauta Barata; Asteróide Silvério; ou apelando, Marciano Verdinho das Antenas Longas (acho que este já foi até abduzido...)

Já os Contadores, gostariam de nomes como: Um Dois Três de Oliveira Quatro, enquanto que outros prefeririam os meses do ano: Janeiro Fevereiro de Março Abril (ainda bem que este pai não chegou até Dezembro!...)

Já o pessoal do M.S.T. sempre apoiado pelo Governo Federal, conseguiriam registrar seus filhos com nomes como estes: Agrícola Beterraba Areia; ou, Agrícola da Terra Fonseca, não sei se estes registros conseguiriam fixar seus filhos nas terras( coisa bem difícil!...), mas talvez unidos com a militância petista preocupada em dividir o Brasil social e geograficamente, teriam os nomes de seus filhos como mapas assim distribuídos: América do Sul Brasil de Santana (o Santana é do PT?...); Antonio Americano do Brasil Mineiro( trem bom, "sô"...), Napoleão Estado de Pernambuco (bom, o Nordeste é o reduto do PT...explica!), mas estes pais políticos sempre querem mais, então não bastaria, para eles, o Rio São Francisco, e alguns de seus filhos seriam registrados com o nome de Oceano Atlântico, esta nos registros, acreditem!

E falando em Rio São Francisco, não posso deixar de citar a religiosidade do povo brasileiro, então encontramos em nossos cartórios pessoas com nomes como: Deus é Infinitamente Misericordioso (sabemos disso, mas colocar este nome em teu filho, é demais!...); Espere em Deus Mateus ( ele com certeza ainda esta esperando com este nome!...); Isabel Defensora de Jesus ( querida, Jesus é soberano, não precisa ser defendido!...); José Padre Nosso (é um nome ou uma reza?...); e para finalizar a missa, temos o nome: Padre Filho do Espírito Santo Amém ( amém!...), cruz credo!

Ainda temos aqueles pais que preocupados com a saúde dos filhos ou sofridos demais com doenças, se perderiam em nomes como estes: Antônio Morrendo das Dores (nossa...); Antônio Dodói (são irmãos?); Colapso Cardíaco da Silva (Sauro...); Dolores Fuertes de Barriga ( deve ser também da militância petista que importou pessoas de Cuba...); Remédio Amargo ( é mesmo, com este nome!...); João Cólica( renal?); ainda aqueles pais que devem trabalhar em hospitais e resolveram nomear seus filhos com os insumos hospitalares, como: Esparadrapo Clemente de Sá; Éter Sulfúrico Amazonino Rios !...

Bom, como dissemos no início da crônica, os nomes podem determinar o futuro de uma pessoa, ou até determinar seu caráter! Nesta linha de pensamento, eu não gostaria de conhecer pessoas com nomes como: Carabino Tiro Certo (é do Clube de Tiro?...); ou ainda, Comigo é Nove na Garrucha Trouxada (cabra da peste "brabo"), mas adoraria ser amigo de pessoas que eu pudesse gritar de longe: Antônio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado (este pode até flertar com sua mulher...); Homem Bom da Cunha Souto Maior (Ih! Tenho um parente com este nome!...e ele é bom mesmo!); Inocêncio Coitadinho (deve ser um dos protegidos pelos Direitos Humanos!); Simplício Simplório da Simplicidade Simples (este deveria ser a regra de nosso Imposto de Renda); Maria Humilde (nem todas o são!...)

Finalizando, achei muito interessante um paciente que a ao abrir sua ficha de atendimento para uma consulta, a secretária indagou seu nome e ela prontamente respondeu: Gema... a secretária meio desconcertada perguntou se era mesmo "Gema" e a pessoa respondeu: sim, Gema, em homenagem à minha irmã que se chama Clara!... (que papai que gosta de omelete!...)

E ainda tem os nomes importados cuja relação se estende além dos nossos limites de lembranças, mas não posso deixar de registrar um pai que muito feliz com o nascimento de seu filho(a), saiu correndo para o cartório a passos largos, e lá chegando rapidamente, resolveu homenagear seu próprio tênis, dando como nome ao seu filho(a) de "Nike"...este era corredor!...(maratonista!).

Tomemos o impulso de respeitar e de entender que pessoas que tem nomes fora do comum são pessoas como nós, mas que na hora de registrar nossos descendentes, não tomemos a liberdade, que não temos, e que agora a lei nos impede, de provocar futuros constrangimentos a quem tanto amamos- os filhos!

 

Por Nelson Ferreira

Leia sobre: BizarrosEsquisitosNelson FerreiraNomes
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.