publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 16 de dezembro de 2019
Siga a REDE TO

Tecnologia

Confira dicas valiosas para fotografar com a câmera do celular

19/05/2015 21h59 | Atualizado em: 19/05/2015 22h13

Ilustração Para fotógrafa de viagens, "boa fotografia está no olhar do fotógrafo, e não no equipamento"

Em entrevista ao programa Ponto Com Ponto Br, da Rádio EBC, a fotógrafa de viagens Monique Renne, do site Melhores Destinos, falou sobre como aproveitar ao máximo os recursos da câmera do celular e sobre como as redes sociais, quando bem usadas, podem ajudar na divulgação do trabalho de um fotógrafo. "Eu acredito que a boa fotografia está no olhar do fotógrafo, e não no equipamento", diz. Confira abaixo algumas dicas da fotógrafa:

Conheça seu celular

Alguns modelos mais atuais já permitem ajuste da luminosidade, que pode evitar fotos muito claras ou subexpostas. Basta tocar na tela do telefone e escolher onde você quer que a luz seja medida. Há varios aplicativos, como o próprio Instagram, que permitem ajustes para melhorar suas fotos. Dá para alterar o contraste, controlar as luzes e sombras, corrigir a tonalidade das cores e, até mesmo, usar efeitos artísticos.

Na hora certa

No geral, a luz lateral do fim da tarde ou do começo da manhã é melhor, pois evita sombras no rosto dos fotografados. Mas a luz do meio dia também pode ser útil em algumas situações - quando se fotografa uma cidade a partir de um ponto de vista elevado, por exemplo.

Prato na janela

As fotos de culinária, muito comuns nas redes sociais, podem ser melhoradas aproximando o prato de uma janela, quando a foto for feita de dia. A luz difusa e lateral de uma janela é sempre mais favorável do que a luz do restaurante ou do que a luz direta do sol.

Mexa-se

Para Monique, o maior erro dos fotógrafos iniciantes é a preguiça. Muitas vezes o enquadramento pode ser melhorado se o fotógrafo der dois passos para trás ou para frente. Agachar-se para se aproximar de um reflexo em uma poça d'água também pode ser uma boa maneira de conseguir uma fotografia menos convencional.

Saiba publicar

Se bem usadas, as redes sociais podem ser um bom veículo para divulgação do trabalho de um fotógrafo. Fotos duplicadas em duas redes sociais, como Instagram e Facebook, podem cansar sua audiência. Se for fotógrafo profissional, diferencie seu perfil pessoal do usado para seus trabalhos; e nunca publique fotos ruins, que podem depor contra você.  

 

Com Portal EBC

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.