publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 30 de setembro de 2020
Siga a REDE TO

Tecnologia

Estudante do Tocantins apresenta trabalho em evento na Suíça

25/05/2015 11h28 | Atualizado em: 25/05/2015 14h30

Divulgação Cláudia Regina de Sousa Silva participará, de 4 a 6 de junho, Global Conference on Transparency Research

A acadêmica do curso de Sistemas da Informação da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) Cláudia Regina de Sousa Silva participa de evento importante para seu currículo nos próximos dias. Ela levará o nome da Unitins para a Global Conference on Transparency Research, que acontece em Lugano, Suíça, de 4 a 6 de junho. Na semana passada, ela participou do VI Seminário de Sociologia e Política, em Curitiba (PR).

Na Suíça, Cláudia, acompanhada das pesquisadoras Paula Karini Amorim e Maria Paula Almada apresentarão, a partir de levantamento bibliográfico, análise e categorização de uma amostra de 159 artigos publicados em revistas acadêmicas internacionais ou apresentados em eventos científicos, o resultado sobre as experiências de transparência e governo aberto, relacionadas ao ambiente digital.

Segundo Cláudia, ao fim, busca-se delinear qual a agenda e os padrões de investigação dos estudos internacionais relativos à transparência e internet, bem como apontar as lacunas existentes.

Em Curitiba, o trabalho apresentado avaliou a e-transparência em portais do Poder Executivo, fazendo uma comparação entre Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Segundo o resumo do artigo, o objetivo foi comparar os níveis de transparência das informações públicas e dados governamentais a partir da análise dos portais dos executivos destes países.

Experiências

Para o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Silvano Maneck Malfatti, a participação de acadêmicos em eventos nacionais e internacionais proporciona troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e as universidades. “Obtém-se também visibilidade ao curso e à instituição, além de ser um fator incentivador para outros estudantes. Dizemos que, de cada acadêmico que participa, incentiva outros dez a fazerem o mesmo”, destaca Malfatti.

O coordenador lembrou ainda que, quanto mais o acadêmico se inscreve em congressos com artigos e publicações, mais facilidade terá para seleção de programas de pós-graduação e para dar seguimento na carreira acadêmica.

Perfil

Cláudia é graduada no curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), cursa Sistemas da Informação pela Unitins e bolsista de Iniciação Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Da Ascom/Unitins

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.