publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 10 de August de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Isolamento viral mostra município livre da dengue

22/06/2015 11h05 | Atualizado em: 22/06/2015 17h03

Divulgação O índice que mede a infestação do mosquito Aedes Aegypti (Lira) teve resultado inferior a 0,2%

Resultado de isolamento viral do mosquito Aedes Aegypti, realizado pelo laboratório LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins), em 12 amostras coletadas, comprova que Gurupi está livre da dengue. O exame revela que não existe vírus soropositivo do mosquito circulando no município. Outro fator que confirma o laudo do LACEN é o resultado do Levantamento Rápido do Aedes Aegypti (Lira) realizado pela Secretaria da Saúde de Gurupi. O índice que mede a infestação do mosquito Aedes Aegypti (Lira) teve resultado inferior a 0,2%.

De acordo com a secretária da Saúde de Gurupi, Suely Aguiar, para chegar a esse resultado favorável, a prefeitura realizou ações programadas, contínuas de manejo em todas as residências da cidade, terrenos baldios, galpões, borracharias e comércio, além de ações educativas e de melhoria nas condições de trabalho para os agentes que cuidam da endemia.

Apesar da conquista, a assessora de controle vetorial da Secretaria da Saúde de Gurupi, Danyella de Araújo Xavier, afirma que a vigilância tem que ser mantida. “É imprescindível que a população continue atenta, eliminando água parada, cuidando dos quintais, para mantermos nossa cidade livre desta doença que já vitimou tantos tocantinenses", alertou. 

Sobre os 10 casos da doença registrados neste ano, Danyella esclarece que foram contraídos em outros municípios. "As pessoas circulam e vão a outras cidades aonde existem vírus soropositivos circulando e contraem a doença, no entanto, a desenvolve em local distinto da contaminação". Informa a assessora.

 

Com Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.