publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Wednesday, 10 de August de 2022
Siga a REDE TO

Municípios

Ações de qualificação profissional chegam a Tocantinópolis

Outras nove cidades devem ser beneficiadas

15/05/2013 17h00 | Atualizado em: 16/05/2013 14h20

Ademir dos Anjos O Pronatec oferecerá cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas

O município de Tocantinópolis e mais nove cidades da região firmaram parceria com o Governo do Estado e assinaram Termo de Pactuação Técnica que disponibiliza aos municípios um pacote de serviços no campo da qualificação profissional e inclusão produtiva. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, 15, no Clube dos Professores de Tocantinópolis.

Na ocasião, o vice-governador João Oliveira e o secretário da Secretaria de Trabalho e Assistência Social - Setas, Agimiro Costa, assinaram juntamente com os prefeitos o Termo de Pactuação. Entre os programas que serão oferecidos está o Pronatec Tocantins sem Miséria (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) destinado aos beneficiários de programas sociais.

O Pronatec oferecerá cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas que serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários receberão alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares.

Os demais programas previstos no Termo de Pactuação serão implantados de acordo com a demanda de cada município com o objetivo de ampliarem as políticas públicas de desenvolvimento social.

Ações de qualificação

O prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes, falou em seu discurso sobre a dificuldade que seu município tem para se desenvolver economicamente devido ao isolamento da BR 153. “Nossa população tem muitas carências e para buscar solucionar essas necessidades temos investido em uma política de assistência social séria. Hoje, nosso município é o primeiro em recebimento do Bolsa Família no Estado. Isso significa que temos ido atrás das pessoas que realmente precisa, buscando oferecer a assistência que está disponível”, disse.

O secretário Agimiro Costa parabenizou a gestão da política de assistência social no município de Tocantinópolis e falou sobre o reforço que as ações de qualificação profissional trarão para a rede de proteção social do município. “Muitos pensam que ao fazer os cursos podem perder o Bolsa Família e o Tocantins sem Fome, mas essa não é a intenção do Pronatec. O Programa veio para reforçar a renda das famílias e ampliar suas possibilidade”, garante o secretário.

Além dos programas de transferência de renda, Tocantinópolis é destaque nas ações que visam a emancipação dos beneficiários de programas sociais. Até o momento, o Pronatec Tocantins Sem Miséria já formou 480 beneficiários na cidade. Foram ofertados cursos de costura industrial, pedreiro, mecânica de moto, eletricista, promotor de venda, recursos humanos, entre outros. Atualmente 32 alunos participam do curso de Auto Cad.

Importância

O secretário do Desenvolvimento Agrário e Regulamentação Fundiária, Irajá Abreu, esteve presente no evento e falou sobre a importância do Pronatec Tocantins sem Miséria para a região norte do Estado.“ Tocantinópolis é uma das cidades mais contempladas pelos programas sociais do Estado e agora o secretário Agimiro está dando a atenção que o Pronatec Urbano tem para a população dessa região”, declarou o secretário.

Já o vice-governador João Oliveira expôs o plano de governo para os próximos dois anos da atual gestão e prometeu crescimento para o Estado. “O Tocantins ainda vai avançar muito, temos uma localização privilegiada e estamos crescendo em estrutura logística, por isso precisamos qualificar a população para as oportunidades de emprego que estão surgindo”, destacou o vice-governador.

Para o beneficiário do Bolsa Família, Fabrício Rocha, o curso é a realização de um sonho e a esperança de mudar de vida. “Sempre sonhei em fazer o curso de Auto Cad, mas é muito caro e não tinha em nossa cidade e quando fiquei sabendo que iam oferecer de graça, não perdi a oportunidade”, comemora o aluno. Fabrício já planeja ao final do curso buscar um novo emprego. “Quero fazer um curso técnico de edificações e continuar estudando”, acrescentou.

Ações disponibilizadas

Além do Pronatec – Tocantins sem Miséria, o Termo de Pactuação oferecer aos municípios as seguintes ações de inclusão produtiva: Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios e Projeto de Associativismo e Cooperativismo.

Assinatura

Assinaram o Termo com o Governo do Estado as cidades de Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Angico, Cachoeirinha, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins. 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.