publicidade
publicidade
Max:37° Min:19°
Araguaína
Araguaína-TO, terça, 26 de setembro de 2017
Siga a REDE TO

Municípios

Reconhecida como melhor cidade brasileira em desenvolvimento humano, Araguaína é destaque em mais uma premiação nacional

18/09/2015 09h44 | Atualizado em: 18/09/2015 10h21

Divulgação Araguaína foi reconhecida, na noite desta quinta-feira, 17, em São Paulo (SP), como a Melhor Cidade Brasileira de Médio Porte em Desenvolvimento Humano, do ano de 2015: prêmio foi entregue ao prefeito Ronaldo Dimas (PR)

No ranking dos municípios brasileiros, Araguaína está entre as melhores cidades médias brasileiras quando o assunto são os indicadores fiscais, sociais e econômicos. Para outorgar os avanços, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) recebeu, em São Paulo (SP), o prêmio de Melhor Cidade Brasileira de Médio Porte em Desenvolvimento Humano, do ano de 2015. A solenidade aconteceu no Espaço Torres, na noite desta quinta-feira, 17.

"É um momento muito importante e de orgulho para nossa cidade. Já é o segundo prêmio deste ano: o primeiro foi de Excelência em Educação pelo Instituto Ayrton Senna, e agora esse das Melhores Cidades do Brasil. Isso mostra que estamos trilhando o caminho certo, trabalhando muito para melhorar a saúde, educação, lazer e infraestrutura da nossa cidade”, relatou Ronaldo Dimas. “Essa conquista nos incentiva ainda mais a continuar com nossas ações e, consequentemente, contribuir com a melhoria desses índices”, ressaltou Dimas.

A solenidade ainda contou com a presença do ministro das cidades, Gilberto Kassab, e do presidente da Câmara dos Vereadores de Araguaína, Marcus Marcelo (PR). “Ver a nossa cidade crescendo de forma planejada e sendo reconhecida são motivos para comemorar. Fico muito feliz por fazer parte disso”, disse o presidente.

Dados

A pesquisa é um estudo inédito pela amplitude das cidades pesquisadas e pela variedade dos indicadores que foram analisados. Realizada pela consultoria Austin Ratings, nestes últimos cinco meses, a pesquisa coletou e certificou os dados de todos os municípios brasileiros para identificar aquelas ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Diante disso, foram escolhidas quatro vertentes para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores fiscais, sociais, econômicos e digitais.

O cruzamento de dados calculado por meio de 212 indicadores de instituições, como o IBGE, PIB, PNAD, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Datasus, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Denatran, diagnosticam a evolução de políticas públicas e de gestão até chegar ao resultado final, uma radiografia pontual e importante dos municípios nunca antes revelada.

Ranking

No Ranking da Classificação Geral dos Municípios de médio porte, nos indicadores sociais, Araguaína aparece como primeira colocada na categoria Desenvolvimento Humano (IDH), mostrando constantes avanços nos principais indicadores do IDH dos Municípios (IDH-M). Esse quesito revela os avanços do município nos principais indicadores do IDH-M, como educação, renda e longevidade, proporcionando melhor nível de igualdade para a população local.

“Adotamos um planejamento com realidades locais, executamos as obras com parceiras e estamos focados em novos desafios para que a cidade se desenvolva em vários aspectos, proporcionando mais qualidade de vida à população de Araguaína”, destacou Dimas.

A cidade também está posicionada no 24ª em Saúde e o 8º lugar quando o assunto é Qualidade de Vida. Nos indicadores econômicos, Araguaína conquistou três categorias: o 8º lugar no índice Geral, 9ª posição do quesito Mercado de Trabalho e a 14ª posição no item Padrão de Vida.  

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.