publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 10 de dezembro de 2019
Siga a REDE TO

Histórico: Marte tem "córregos" de água salgada, afirma Nasa

Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 28, pela agência

28/09/2015 16h41 | Atualizado em: 28/09/2015 17h04

Divulgação/Nasa A confirmação foi feita a partir de imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter)

Cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) anunciaram nesta segunda-feira (28) a descoberta de água salgada e corrente na superfície de Marte. A confirmação foi feita a partir de imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da agência, nas quais foi possível detectar sinais de minerais hidratados em áreas parecidas com estrias em encostas do planeta vermelho.

De acordo com pesquisadores da Nasa, essas manchas escuras são, na verdade, córregos sazonais. As estrias já haviam sido observadas antes, mas a resolução das imagens não permitia garantir o que eram nem se havia líquido nos locais. Esses córregos aparecem em vários pontos de Marte, quando as temperaturas estão acima de 23 graus Celsius (ºC), e desaparecem nas estações mais frias.

Os dados da sonda MRO permitiram descobrir que essas linhas escuras estão associadas a depósitos de sal que podem alterar o ponto de congelamento da água, permitindo que ela fique líquida por mais tempo, apesar das baixas temperaturas, e possa fluir.

Para os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a presença de água líquida no planeta mostra que quanto mais se estuda Marte, mais se confirma a possibilidade de vida no planeta frio e deserto.

 

Da Agência Brasil

Leia sobre: ÁguaCórregosCorrenteLíquidoMarteMRONasaPlanetaPlaneta vermelhoSalgadaSondaVida
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.