publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 18 de setembro de 2019
Siga a REDE TO

Municípios

Após 13 dias, professores da rede municipal de ensino decidem encerrar greve e aulas deverão ser retomadas nesta terça-feira

20/10/2015 02h39 | Atualizado em: 21/10/2015 11h52

Divulgação/Sintet Paralisação dos professores da rede municipal de ensino de Palmas teve início no último dia 7 de outubro

REDAÇÃO


Os professores da rede municipal de ensino de Palmas decidiram nesta segunda-feira, 19, durante assembleia geral da categoria, encerrar a greve iniciada no dia 7 de outubro. Com isso, as aulas serão retomadas já nesta terça-feira, 20. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), na sexta-feira, 16, a prefeitura apresentou uma proposta aos professores, mas ela foi rejeitada pela categoria no dia seguinte. Os educadores sugeriram alterações, a Secretaria Municipal de Educação as acatou e fez uma contraproposta. Em votação na tarde desta segunda, os grevistas aceitaram a nova proposta da Semed e encerraram a paralisação. 

O calendário de reposição das aulas será elaborado pela Semed, Sintet e conselhos escolares.


Contraproposta

A contraproposta prevê a formação de uma comissão para realizar eleições para diretores de escola com edital a ser publicado até o dia 16; a climatização de 41 escolas até 31 de dezembro de 2015, mais 11 unidades até 28 de fevereiro de 2016 e outras 10 até 30 de julho de 2016; o pagamento de progressões e titularidades;  a manutenção do investimento de 30% do orçamento municipal em educação; o compromisso de aperfeiçoar o projeto de Salas Integradas; e a retirada do projeto de lei que altera o plano de carreira.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Palmas afirmou que "comemora o fim da greve dos servidores da rede municipal de ensino e o retorno imediato dos professores a sala de aula, conforme havia decidido o poder judiciário na última quinta-feira (8)."

A administração agradeceu "à classe de professores que entenderam o atual momento vivido no município e retornaram ao trabalho" e reforçou
 "seu compromisso em manter as atuais conquistas e investir cada vez mais na área". 

 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.