publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 21 de abril de 2021
Siga a REDE TO

Esportes

Karatecas mirins trocam de faixa e recebem medalhas

17/11/2015 11h55 | Atualizado em: 17/11/2015 12h45

Divulgação/Marcos Filho Alunos dos Centros de Referência de Ação Social realizam aulas gratuitas nos setores Maracanã, Conjunto Patrocínio e Céu Azul

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, promoveu no dia 13 a cerimônia de entrega de medalhas e troca de faixas para 19 alunos de karatê dos Centros de Referência de Ação Social (CRAS). O evento aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença da presidente da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), Nil Dimas; do secretário do Trabalho e Ação Social, José da Guia; da Superintendente do Trabalho e Ação Social, Valéria Domingues, e da diretora de Proteção Básica, Lucimar Arruda.

Os alunos fazem parte dos mais de 80 alunos, com idade entre 6 e 17 anos, beneficiados pelas aulas de karatê das unidades do CRAS do Setor Maracanã, Vila Patrocínio e Setor Céu Azul. Como é o caso de Vinícius Santos, de 13 anos, que pratica o esporte há pouco mais de seis meses. Ele estava no evento para trocar de faixa branca para a amarela. “Meu primo fazia karatê, fiquei sabendo que tinha um CRAS lá perto de casa, eu acho o esporte importante pra saúde, condicionamento físico e aprender a se defender”, explicou Vinícius.

Para o professor de karatê e acadêmico do curso de Educação Física Douglas Abreu, o esporte é importante para o desenvolvimento das crianças. “O karatê tem um significado muito grande, porque eleva a autoestima dos praticantes e ajuda o aluno a lidar com os problemas do cotidiano. O esporte contribui não só para o desenvolvimento físico, mas para o emocional da criança, potencializando assim o ambiente social próprio entre eles, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, trazendo também a lealdade e respeito para cada um deles”, enfatizou Douglas.

A superintendente do Trabalho e Ação Social, Valéria Domingues, fala da importância do CRAS para as crianças. “Há três anos essas crianças participam das modalidades esportivas dentro do CRAS e esse é o resultado desse trabalho. Todos os anos fazemos essa troca de faixas e também a entrega do certificado da Federação Tocantinense de Karatê. Essas crianças poderiam estar na rua, mas estão participando de atividades esportivas”, explicou a superintendente.

O esporte

Karatê é uma arte marcial e sistema de autodefesa. O nome refere-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Através da árdua prática e treinamento, o esporte desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.

A ordem de cores das faixas em nível crescente é: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.