publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 01 de dezembro de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Documentário conta com participação dos alunos do Cine Buriti

21/11/2015 01h31

Divulgação O documento Um dia de Sol será exibido nesta segunda-feira, 23, na Escola de Tempo Integral Luiz Nunes, em Buritirana

Os alunos do Ponto de Cultura Cine Buriti, que conta com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), participaram como atuantes do curta de ficção “Um Dia de Sol”, produzido pela Spatium Arte e Cultura. O filme será exibido nesta segunda-feira, 23, na Escola de Tempo Integral Luiz Nunes, em Buritirana, a 70 km de Palmas. Os mais novos atores se assistirão pela primeira vez.

Para o coordenador do Cine Buriti, Ronie Duarte, “a oportunidade de os alunos se reverem atuando certamente é uma das melhores formas de provocar esse senso crítico que buscamos no fomento das artes cênicas. É um momento muito positivo do nosso projeto”.

Nessa sexta-feira, 20, o filme foi exibido na ETI Eurídice Ferreira de Melo, no bairro Aureny II, seguido pela exibição do documentário “Tocantins e sua História”, também produzido pela Spatium Arte e Cultura. Mais de 150 crianças das séries iniciais puderam vivenciar o cotidiano de forma lúdica, por meio do roteiro dos filmes. “Queremos formar plateia. Provocar o pensamento crítico sobre a arte. E esta é a forma correta de fazer: instigando as crianças”, disse o produtor e roteirista, Nival Correia.

Um Dia de Sol

Sob a direção de Nival Correia, o Curta de ficção produzido pela Spatium Arte e Cultura conta a história de Zinho, um garoto de 10 anos e sua família que mora nos rincões do nosso cerrado. Acostumada ao paraíso verde que o cerrado proporciona e ao inferno social que só a política faz, a família é encurralada numa perseguição entre policiais e bandidos. A família de Zinho é obrigada a tomar decisões. A política, a honestidade e a família são retratadas de forma subjetiva e simples.

Tocantins e sua História

O documentário mostra a trajetória do Tocantins, com foco nas histórias e crenças do povo que vive aqui. A história é contada por participantes da colônia de Férias do SESC, através da música, cordel e narrações espontâneas.

Projetos em produção

Já com larga atuação nas artes cênicas, a Spatium Arte e Cultura tem investido no audiovisual e colaborado com o fomento do segmento no Estado. Atualmente, está em pré-produção como co-produtora da minissérie “Feliz Forca Nova”, projeto contemplado no edital de conteúdos para Tvs públicas da Ancine/FSA, e em produção com o curta metragem “Cotinha da Vila” (premiado no edital Curta Afirmativo - Ministério da Cultura), ambos com roteiros assinados pela cineasta Eva Pereira.    

 

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.