publicidade
publicidade
Araguaína-TO, terça, 01 de dezembro de 2020
Siga a REDE TO

Estado

Miracema do Tocantins recebe homenagem durante sessão solene

As autoridades destacaram momentos importantes da história do Tocantins

08/12/2015 12h45 | Atualizado em: 08/12/2015 12h59

Lia Mara/Divulgação A festividade lembra o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989, quando Miracema assumiu a condição de Capital e a população conviveu com uma intensa movimentação

Para celebrar a data em que a cidade de Miracema foi escolhida para ser capital provisória do Estado do Tocantins, o governador em exercício, Osires Damaso, participou, na noite desta segunda-feira, 7, da sessão solene de transferência da Capital de Palmas para aquela que foi o primeiro centro administrativo tocantinense. Na ocasião, ele prestou homenagem aos miracemenses pioneiros e falou do interesse do governador Marcelo Miranda em realizar o governo itinerante dentro das comemorações.

A festividade lembra o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989, quando Miracema assumiu a condição de Capital e a população conviveu com uma intensa movimentação. Na ocasião, as autoridades destacaram momentos importantes da história de consolidação do Tocantins.

A cerimônia, que cumpre o que está disposto no artigo 161 da Constituição Estadual e lembra o 7 de dezembro de 1988, foi presidida pela presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro. 

Memória

Atualmente, o município possui 26.665 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já foi chamada de Xerente e Bela Vista na década de 20. Em 1948, foi desmembrada de Araguacema, município do qual foi distrito, com a denominação de Miracema do Norte.

Os primeiros moradores chegaram à região, atraídos pelos garimpos da região do Tocantins e Araguaia, imigrantes do Maranhão, Piauí e Bahia para o norte de Goiás, no início do século XX. Também se desenvolveu economicamente com base na exploração da cana-de-açúcar e pela navegação fluvial.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.