publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 30 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

De Tudo, um Pouco

Sangue na urina pode ser sinal de perigo; entenda porquê

14/12/2015 20h50 | Atualizado em: 14/12/2015 21h00

Ilustração Não existe uma causa única de hematúrias e elas podem estar associadas tanto a doenças benignas como a patologias malignas

Hematúria é o termo médico que significa sangue na urina. Muitos pacientes vão ao consultório preocupados com a possibilidade de estarem urinando sangue. Muitas vezes a preocupação é verdadeira e o sangue na urina é visto claramente inclusive com a formação de coágulos, isto em termos médicos é chamada de hematúria macroscópica. Mas temos também, e sendo mais frequente, a hematúria microscópica, isto é, aquela que só pode ser observada com exames de urina_ o EAS (Elementos Anormais e Sedimentos) que é o exame de urina mais conhecido e mais praticado.

Não existe uma causa única de hematúrias e elas podem estar associadas com doenças benignas como glomerulonefrites (processo inflamatório a nível de glomérulos renais, que são as unidades funcionais dos rins); a cálculos renais, cálculos, ureterais e vesicais; associadas às infecções urinárias sendo a mais comum e frequentes em mulheres _as cistites(que são causadas na maioria das vezes por bactérias colonizando a bexiga), mas podem estar relacionadas também com doenças malignas(câncer), sendo comum as hematúrias nos casos de câncer da bexiga, dos rins e da próstata, e 5% dos pacientes que apresentam hematúria microscópica podem estar desenvolvendo estas doenças. Existem ainda causas de hematúrias fisiológicas relacionadas a exercícios físicos intensos e as relacionadas a traumas do aparelho genito-urinário que não significam doenças Urológicas.

São comuns também as chamadas "falsas hematúrias" e causas frequentes de procura ao Urologista! Sendo encontrada uma coloração na urina avermelhada e que se confunde com sangue mas estão geralmente relacionadas ao uso de alimentos ricos em carotenos, beterraba, amoras, corantes, suplementos com a vitamina B, medicamentos como laxativos, piridium, fenolftaleina, clorpromazina, propofol, rifampicina, porfirinas, globinas e nos casos de envenenamento por chumbo e mercúrio.

Seja lá qual fora a causa, as hematúrias servem como um sinal de que alguma coisa pode estar errada no organismo e o paciente deverá consultar um Urologista, principalmente se elas forem persistentes(aparecerem em mais de três exames de urina), se forem as hematúrias macroscópicas(aquelas vistas a olho nu) ou se o paciente se encontrar nos chamados grupos de risco, ou seja, acima de 40 anos, homens, tabagistas, com história de doenças urológicas, exposição a corantes e abuso de analgésicos, sendo estas duas últimas situações relacionadas a intoxicação renal e glomerulopatias.

O tratamento das hematúrias é dirigido à causa básica depois de ter sido feito o diagnóstico. A hematúria por si só não é doença, mas representa a possibilidade de uma doença inclusive maligna e todos os recursos de diagnóstico como Tomografias, Ultrassonografias, Endoscopias urinárias, Culturas de urina etc, devem ser utilizados e assim efetuar a terapêutica adequada a cada caso em particular, inclusive podendo ser apenas acompanhada quando se tratar de pacientes jovens, e não pertencentes aos grupos de risco, depois de afastadas as outras causas.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.