publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 03 de abril de 2020
Siga a REDE TO

Mapas estaduais de Densidade Demográfica serão disponibilizados

O conjunto de 27 mapas estará disponível no site oficial do IBGE

21/12/2015 11h08 | Atualizado em: 21/12/2015 11h24

Divulgação/IBGE As informações sobre a população são mostradas por meio da densidade demográfica de 2010, apresentada para 316.574 unidades territoriais utilizadas na coleta do Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está disponibilizando a partir desta segunda-feira (20), em seu portal na internet, os mapas estaduais de Densidade Demográfica 2010. Trata-se de um conjunto de 27 mapas estaduais, com a distribuição espacial da população e sua relação com elementos geográficos como relevo, rios e rodovias.

Segundo informações do instituto, os mapas foram feitos a partir da articulação das feições de ordem natural, de infraestrutura e política, como os conjuntos topográficos, hidrográficos, rodovias, ferrovias, hidrelétricas, além dos limites municipais, das unidades de conservação e das terras indígenas e as toponímias (nomes de lugares).

Um dos retratos mais fiéis e complexos do Brasil, na avaliação do instituto, os novos mapas absorvem, em sua configuração espacial, a história, o meio natural e o processo político – tanto do ponto de vista da ação pública sobre o território quanto das formas da divisão político-administrativa, que redesenham continuamente a ge 
As informações sobre a população são mostradas por meio da densidade demográfica de 2010, apresentada para 316.574 unidades territoriais utilizadas na coleta do Censo.

Cada mapa estadual é apresentado no tamanho 85 x 110 cm, constituindo-se uma imagem detalhada da distribuição espacial da população brasileira no território nacional. Os mapas mostram todos os municípios e seus limites e revela as diferenças encontradas nas formas de povoamento.

 

Da Agência Brasil

Leia sobre: BrasilDensidade demográficaIBGEMapas
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.