publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Thursday, 11 de August de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Dia Internacional da Mulher terá agenda de ações integradas

15/01/2016 11h26

Divulgação Representantes de secretarias estaduais unificam ações voltadas às mulheres tocantinenses

O Governo do Estado se prepara para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no 8 de março, com ações integradas entre secretarias e órgãos de segurança. Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 14, na Secretaria de Estado de Defesa e Proteção Social (Sedeps), a vice-governadora Cláudia Lelis disse que mesmo com dificuldades financeiras, o Governo vai levar ações às comunidades, por meio da criatividade. Segundo ela, o ano de 2015 foi de rodas de conversas, tendo o Governo ouvido as demandas das mulheres. “Este ano de 2016 queremos que seja de entregas, levando serviços como capacitações na área ambiental, através das caretas da Saúde e da Mulher e também junto à rede de ensino”, resumiu.

As ações integradas irão envolver inicialmente a Sedeps junto com as secretarias da Comunicação (Secom), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Esporte, Lazer e Juventude, da Educação (Seduc), Saúde (Sesau), do Trabalho e Assistência Social (Setas), da Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar (PM). De acordo com o secretário da Comunicação, Rogério Silva, 8 de março é uma data comemorativa, mas no Tocantins, além de comemorar, será uma oportunidade de provocar a criação de uma agenda na qual a mulher tocantinense se sinta mais ativa. “Temos muitas demandas junto às mulheres, desde a disparidade no mercado de trabalho à prevenção e o combate à violência, e vários desafios e restrições sociais a serem superados junto às mulheres negras, homossexuais, indígenas, entre outras”, elencou.

Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, a agenda integrada é uma oportunidade de agregar as políticas ambientais às demais pastas do Governo do Estado. “Se pegarmos a Agenda de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), veremos que ela estimula o empoderamento da mulher na agenda ambiental”, atentou. Lembrando o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, ao qual o Tocantins aderiu, a secretária de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, antecipou que a agenda prevê atividades junto aos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e as delegacias especializadas da mulher, além das unidades móveis com serviços para mulheres. “Estaremos presentes em vários municípios. Esse é o modelo de gestão que o governador Marcelo Miranda defende, com a participação efetiva da população”, lembrou.

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.