publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 28 de maio de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Defesa Civil acompanha cheia do rio Tocantins no município de Peixe

Comportas de usina hidrelétrica foram abertas por causa da elevação do rio

25/01/2016 22h46 | Atualizado em: 25/01/2016 23h01

Divulgação/Wherbert Araújo Defesa Civil Estadual realizou neste domingo, 25, visitas ao leito do rio na área jusante à hidrelétrica

Após a notificação da cheia do rio Tocantins provocado pelas fortes chuvas registradas no Estado e pelo aumento da vazão da usina hidrelétrica Peixe Angical (Enerpeixe) no Sul do Estado, a Defesa Civil Estadual realizou neste domingo, 25, visitas ao leito do rio na área jusante à hidrelétrica. Em todo o trecho percorrido próximo ao município não foram identificados desabrigados.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel Bombeiro Wesley Abreu, durante as visitas à hidrelétrica como também na área posterior à usina não foram identificadas intercorrências que necessitem efetivo humano no auxílio a desabrigados. “Observamos que apesar do rio estar num nível acima do normal, não existem famílias ou comunidades desabrigados ou que necessitem de auxílio”, afirmou.

Segundo a gerência da usina, em virtude da ocorrência significativa de chuvas na região e consequente aumento das vazões do rio Tocantins, foi realizada, na sexta-feira, 22, abertura das comportas visando o controle de vazão, conforme procedimentos operacionais, ocasionando a elevação temporária dos níveis a jusante da usina. Ao final da tarde desta segunda-feira, 25, em função do decréscimo do volume de água, a usina já opera abaixo dos níveis de alerta de vazão. Também no final da tarde desta segunda-feira, das quatro grandes hidrelétricas existentes no estado (São Salvador, Peixe, Lajeado e Estreito), apenas Lajeado operava com vazão acima dos níveis normais, porém dentro das expectativas em decorrência das chuvas.

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.