publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 29 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Municípios

Prefeito defende reconstrução de calçadas em ações por mais acessibilidade

18/02/2016 21h57

Divulgação Em programa de rádio, prefeito comenta ainda sobre recuperação das ruas na cidade e também sobre a universalização da energia elétrica na zona rural

Durante o programa semanal de rádio “Fala, Prefeito!”, veiculado nesta segunda-feira, 15, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, explicou para os ouvintes sobre como está sendo feito o trabalho de acessibilidade nas calçadas. O prefeito informou ainda como está a recuperação das ruas em vários setores da cidade e sobre a universalização da energia elétrica na zona rural.

Dimas respondeu a um questionamento de um ouvinte que queria saber sobre as ações que a Prefeitura está fazendo para dar acessibilidade a todos na cidade. O prefeito explicou que a falta de acessibilidade não é um problema apenas de Araguaína, mas também de cidades planejadas, como Palmas e Brasília, e de outras até mais antigas, como Rio de Janeiro e São Paulo. “Às vezes, as pessoas na hora de fazer as calçadas da sua casa não se atentam que ela mesma vai precisar daqui a pouco de uma calçada acessível”, comentou.

De acordo com o prefeito, está sendo feito a rede de esgoto na cidade e juntamente estão sendo reconstruídas as calçadas nestes locais. Nestes pontos, as calçadas estão sendo refeitas com acessibilidade, com 1,20 de largura. “Mesmo assim a gente ainda encontra resistência de alguns proprietários, que diz que quer que deixe com desnível, quer facilitar muito a entrada do veículo”, comentou.

Ainda segundo o prefeito, os setores Itaipu, Palmas e Alto Bonito estão sendo asfaltados e as calçadas também estão sendo feitas com acessibilidade. “No Setor Oeste, Miguel, Cruzeiro, também estão sendo feitas as calçadas do mesmo jeito, acessíveis”, completou.

“Agora é preciso contar com a colaboração de cada um para que na hora que faça a calçada na sua porta, atente-se a isso. Dando a oportunidade de todos andarem por ela sem ter nenhum obstáculo”, ressaltou. Lembrando que quem faz calçada com acessibilidade tem um desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Recuperação de ruas

O prefeito também respondeu a uma pergunta de um ouvinte que queria saber sobre o asfalto na Vila Norte. “O asfalto já chegou aí, mas é aquele antigo que foi feito em péssima qualidade e que ocasiona um problema conhecido. Infelizmente quando foi feita essa pavimentação na Vila Norte, na Vila Couto, no Bela Vista, foi o famoso sonrisal”, explicou.

“Então, estamos programando para esses três bairros, logo no final das chuvas, imagino que seja por volta de abril, a gente inicie a recuperação, porque aí é quase uma pavimentação nova”, informou o prefeito.

Dimas ressaltou que o trabalho que está sendo realizado é fruto de um planejamento. “Primeira ação nossa foi em cima das vias principais, recapeamos várias. As que ainda não receberam, elas estão contratadas e receberão um recapeamento novo, uma pavimentação nova, em CBUQ. Segundo ponto, os bairros; já foram feitos vários bairros, vários estão sendo feitos, e realizados”, afirmou.

Energia elétrica na zona rural

O prefeito também aproveitou o programa de rádio para avisar a todos os proprietários da região de Araguaína sobre a universalização da rede elétrica na zona rural. “Nós estamos com as inscrições abertas lá na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a universalização da energia. Todos receberão, até o final de 2016, a energia na sua porta, na sua propriedade rural”, informou Dimas.

Participação

O programa de rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7 horas, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail [email protected] e no WhatsApp (63) 9955 3728. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.