publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 22 de abril de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

UFT promove campanha preventiva no presídio Barra da Grota

25/02/2016 14h31 | Atualizado em: 25/02/2016 15h46

Arquivo/HDT/UFT A campanha, intitulada “Fique Sabendo no Sistema Prisional”, atendeu 29 detentos da unidade prisional

Palestras, orientações sobre prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e testagem para o HIV e Hepatite C, são algumas das ações realizadas na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína-TO, no último dia 17. As atividades foram desenvolvidas pela equipe do SAE-CTA e psicóloga, do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), em parceria com a equipe de Saúde da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UMANIZZARE).

A campanha, intitulada “Fique Sabendo no Sistema Prisional”, atendeu 29 detentos da unidade prisional e buscou abordar a necessidade do uso do preservativo em todas as relações sexuais, além de aconselhamentos individuais e as testagens realizadas pelo CTA do HDT/UFT, somando 116 procedimentos.

As atividades garantiram o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, com integração da equipe de colaboradores internos e externos do hospital, visando a integralidade do cuidado prestado ao público atendido e também proporcionou a continuidade das ações em IST/HIV/Aids pela Equipe de Saúde da UTPBG, entre outros pontos positivos, elencados no relatório.

Do HDT/UFT, participaram a enfermeira Milene Damous de Castro, a psicóloga da ouvidoria, Célia de Fátima Leal Figueiredo e a técnica de enfermagem, Maria Lina Braga Monteiro de Oliveira. Já os responsáveis pela ação na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota/UMANIZZARE foram a gerente técnica, Maria José Costa Ramos, o enfermeiro, Juliano Cézar Rocha e equipe.

O projeto “Fique Sabendo no Sistema Prisional” foi inicialmente desenvolvido no ano de 2013, com 240 testes realizados em 60 pessoas privadas de liberdade atendidas e a partir desta ultima ação, pretende dar continuidade aos atendimentos, durante o ano de 2016, conforme explica Zilene Santa Brígida da Silva, responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE) do HDT/UFT.

 

Com Dicom/UFT
 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.