publicidade
Araguaína-TO, terça, 07 de julho de 2020
Siga a REDE TO

Estado

UFT analisará espécies de peixes coletadas em cinco praias de Palmas

A coleta científica teve início nesta segunda, 07, pela Praia do Caju

07/03/2016 22h02 | Atualizado em: 07/03/2016 22h15

Divulgação A coleta das espécies será feita na vegetação aquática próxima às praias, bem com nas áreas de banho

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) iniciou nesta segunda-feira, 07, a coleta científica das espécies de peixes na Praia do Caju, em parceira com a Marinha do Brasil, para serem analisadas pelo Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Porto Nacional. A coleta foi autorizada de Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que faz parte do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) do Governo Federal.

A coleta das espécies será feita na vegetação aquática próxima às praias, bem com nas áreas de banho. Inicialmente, a embarcação realizou arrastão da macrófita local, que são as plantas aquáticas que habitam as margens do Lago, mesmo de forma submersa, e em seguida repetiu o procedimento nas redes instaladas dentro da área de banho.

Anteriormente à coleta científica, 16 malhas de pescaria foram colocadas no local e serão monitoradas durante 24 horas, a fim de recolher toda variedade de peixes que vivem na região. “Todo material coletado pela fundação será analisado pela UFT, e assim fazermos a caracterização das espécies existentes nas praias. Possivelmente, essa ação será inserida no cronograma de atividades da instituição para serem realizadas, perenemente, todos os anos, para verificarmos qualquer anormalidade”, disse o biólogo da FMA, Marcelo Grison.

Entre às espécies reunidas para pesquisa nesse primeiro momento, têm-se piranhas, tucunarés, corrós, piabas e piaus, no entanto ao longo da 24 horas outros tipos podem aparecer. As demais praias passarão pela mesma aferição, que será assim realizada: na terça-feira, 08, na Praia da Graciosa; quarta-feira, 09, Praia das Arnos; quinta-feira, 10, Praia do Prata; sexta-feira, 11, na Praia dos Buritis, iniciando sempre no período da manhã.

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.