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Educação

Mais de 13 mil estudantes participam da primeira avaliação do SAEP no ano

08/03/2016 14h14 | Atualizado em: 08/03/2016 23h20

Divulgação A avaliação abrange cerca de 13.000 alunos de 396 turmas da Educação Básica do município

Os estudantes do 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Palmas participam nesta terça-feira, 08, e quarta-feira, 09, da primeira avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP) do ano de 2016. A avaliação abrange cerca de 13.000 alunos de 396 turmas da Educação Básica do município. Nesta primeira edição, serão avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

Para o secretário Municipal da Educação, Danilo de Melo Souza, “as avaliações externas são um importante instrumento que possibilitam a implementação de novas políticas públicas de melhoria do ensino por parte da gestão municipal e também a intervenção direta das próprias unidades educacionais nas áreas de maior dificuldade apresentadas”.

Ele explica ainda que o principal objetivo das avaliações do SAEP é fornecer aos professores, gestores, pais e comunidade escolar, bem como à Secretaria Municipal de Educação um raio X da realidade do ensino nas escolas da rede. “Os resultados das provas irão nos orientar no processo de formulação de políticas públicas educacionais e conduzirão a formação de uma escola de qualidade, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do município de Palmas, os quais já são destaque no cenário regional”.

A divulgação dos resultados desta primeira avaliação está prevista para o final do mês de março. No calendário letivo escolar ainda estão previstas mais duas etapas do SAEP, sendo uma em junho e a outra em outubro. Outras informações sobre o processo de avaliação externa da Semed podem ser acessadas no portal.

SAEP

O SAEP é uma avaliação externa realizada desde 2012, pela Secretaria Municipal da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública palmense, e, desta forma possibilitar a orientação aos gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação é o setor da Semed responsável pela elaboração, aplicação, correção, tabulação de dados, divulgação dos resultados e produção de relatórios técnicos pedagógicos, subsidiando as unidades educacionais na melhoria da aprendizagem. Esta primeira avaliação é de caráter diagnóstico e abrange os conteúdos trabalhados no primeiro bimestre do ano.

 

Da Secom/Prefeitura

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