publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sexta, 03 de dezembro de 2021
Siga a REDE TO

Educação

77 alunos de escolas municipais são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

15/03/2016 18h13 | Atualizado em: 17/03/2016 10h19

Divulgação As medalhas colocaram a educação palmense em primeiro lugar no Estado, entre as escolas públicas, e também em primeiro lugar da região Norte entre as escolas públicas municipais

Anualmente, a rede de ensino municipal de Palmas tem se destacado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na edição de 2015, 77 alunos de cinco escolas municipais da Capital foram premiados, sendo um com medalha de ouro, um com medalha de prata, 15 com medalhas de bronze e 60 receberam menção honrosa. Sete professores da rede de ensino também receberam premiação. As medalhas colocaram a educação palmense em primeiro lugar no Estado, entre as escolas públicas, e também em primeiro lugar da região Norte entre as escolas públicas municipais.

A conquista de 2015 mostrou que a rede municipal de ensino avançou no estudo da matemática, pois em 2014, apenas 14 alunos e quatro professores receberam medalhas na 10ª edição da Olimpíada, sendo que nenhum deles conquistaram medalhas de ouro. Nesta edição foram conquistadas 3 medalhas de prata, 11 de bronze e 60 menção honrosa. Para o professor de matemática de escolas públicas, o programa tem como objetivo estimular atividades extraclasse com o uso de materiais preparados pela OBMEP. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essas atividades em suas escolas ou escolas vizinhas.

Este ano, as escolas já se preparam se inscrever na 12ª edição da Olimpíada Brasileira. As unidades interessadas em inscrever alunos podem efetivar as inscrições no site, até o dia 1º de abril. A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Competição

A competição é dividida em três níveis: o nível 1 é para os estudantes do sexto e do sétimo anos do ensino fundamental; nível 2, para estudantes do oitavo e do nono anos do ensino fundamental; e nível 3, destinado a estudantes das três séries (anos) do ensino médio. A Olimpíada é realizada em duas fases. A primeira será na própria escola no dia 07 de junho. Posteriormente, os estudantes com melhor desempenho estarão classificados para a segunda fase, que terá provas em 10 de setembro.

Os medalhistas terão o direito de participar, no próximo ano, do Programa de Iniciação Científica, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No ano passado, mais 19 milhões de estudantes, de 46.728 escolas públicas, participaram da competição.

Obmep

A Obmep tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica, através do estimulo do ensino da matemática por meio de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos oriundos de escolas da rede pública federal, estadual e municipal.

Da Secom/Prefeitura

Leia sobre: EducaçãoMatemáticaOBMEPPalmasTocantins
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.