publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 30 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

É anti-higiênico lavar panos de chão na lavadora de roupas?

31/03/2016 18h56 | Atualizado em: 31/03/2016 19h45

Ilustração Felizmente, é possível lavar os panos sujos na máquina, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar problemas

REDAÇÃO


As máquinas de lavar são umas das invenções mais práticas do dia a dia. Cada vez mais modernas, costumam ser fáceis de serem usadas e oferecem maior conforto para quem tem uma rotina de trabalho intensa e não tem tempo para pensar na roupa do dia seguinte.

Alguns modelos oferecem além das opções de lavagem e centrifugação, a função de secar as peças, garantindo ainda maior agilidade ao processo.

Sejam as lavadoras mais simples ou as mais invocadas, todas reduzem o trabalho que costumava levar horas a alguns poucos minutos, e com uma eficiência incrível. Com toda essa facilidade, a dúvida sobre quais itens podem ser colocados dentro da máquina costuma surgir. Será que podemos colocar tapetes e panos de chão na máquina para otimizar tempo, ou a sujeira pesada vai danificar o equipamento e deixar o temido mau cheiro nas roupas?

Felizmente, é possível lavar os panos sujos na máquina, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar problemas. Confira algumas dicas de como fazer com que os panos saiam limpos da máquina sem danificá-la.

Lave os panos antes de colocá-los na máquina

Essa etapa é importante pois remove resíduos maiores que podem ficar presos ou danificar a máquina, como areia, fiapos, pó, cabelo e sujeiras mais grossas.

Passe alvejante no pano de chão antes de lavá-lo

Antes de depositar o pano na máquina, especialmente os panos usados em banheiros, que podem conter bactérias, a dica é colocá-los de molho em um balde com água, sabão em pó e água sanitária, por três horas. Depois é só enxaguar e lavá-los na máquina normalmente.

Junte vários panos e tapetes

Essa é uma boa ideia para evitar o desperdício de água e de produtos de limpeza e ainda poupar a energia de lavar itens mais sujos, fazendo o serviço de uma só vez.

Regule o ciclo de lavagem para um enxágue

Para lavar os panos, vale a pena usar o ciclo de um enxágue apenas. Também não é necessário centrifugar completamente, apenas o suficiente para retirar o excesso de água.

Dependendo da sujeira, opte pela lavagem à mão

Resíduos como fezes, urina e vômito, por possuírem um odor muito forte, não devem ser lavados na máquina.

Higienize mensalmente a máquina

Se você lava os tapetes e panos de chão prestando atenção às dicas anteriores, não é preciso higienizar a máquina após cada ciclo. No entanto, é recomendada uma limpeza mensal, com a água no nível máximo e cloro. Para quem lava roupas delicadas como as peças de bebê e roupas íntimas, é preciso estar atento à limpeza das lavadoras.


 

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.