publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quinta, 22 de abril de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

SAMU de Araguaína comemora aniversário nesta sexta-feira

31/03/2016 19h37 | Atualizado em: 31/03/2016 20h56

Leila Mel/Divulgação “Servir com amor”, esse é o lema do 11º aniversário do órgão no Município. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira, 1º de abril, a partir das 18 horas

Com o lema “Servir com amor”, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína completa 11 anos no Município na próxima sexta-feira, dia 1º de abril. A data será celebrada com apresentação da banda da Polícia Militar, apresentações artísticas, exposição de vídeo e outras atrações. O evento acontecerá a partir das 18 horas, na sede da unidade.

Em 2015, o SAMU realizou 9.955 atendimentos sendo que desses foram 2.814 mil de trauma clínico, atendimentos clínicos foram 2.247, regulados e com orientações 4.181. Este ano, somente nos meses de janeiro e fevereiro foram realizados 1.552 atendimentos.

Equipes

O SAMU conta com quatro viaturas, sendo uma delas unidade avançada e atende com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor-socorrista. As outras duas unidade de suporte básico, atende com técnico de enfermagem e condutor-socorrista.

Desde junho de 2015, o SAMU de Araguaína conta também com três motolâncias. As motos tem como principal objetivo prestar um atendimento mais rápido e que não precise de uma ambulância no local.

As motos também agilizam o atendimento abrindo o trânsito para que a ambulância possa passar e o socorro chegue mais rápido às vítimas, em casos de acidentes graves.

Redução de acidentes

Um levantamento da Prefeitura de Araguaína com base nos atendimentos realizados pelo SAMU constatou que em 2015 o número de acidentes por colisões entre veículos caiu cerca de 40,4% na cidade. Os atendimentos do órgão decorrentes de colisões passaram de 121 no primeiro quadrimestre de 2015, de janeiro a abril, para 72 no último quadrimestre, de setembro a dezembro.

A Prefeitura ainda analisou o número de capotamentos e atropelamentos, que tiveram redução, respectivamente, de 20% e 6,2%, no mesmo período.

SAMU

O SAMU iniciou suas atividades em Araguaína no ano de 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal. A equipe multiprofissional do SAMU é composta por 85 profissionais e tem levado serviços de urgência e emergência para a região de Araguaína.

 

Da Ascom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.