publicidade
publicidade
Araguaína-TO, Thursday, 11 de August de 2022
Siga a REDE TO

Estado

Agrotins: 16ª edição da evento acontecerá de 3 a 7 de maio em Palmas

Programação da feira foi lançada pelo governo do TO no último sábado, 09

09/04/2016 21h15 | Atualizado em: 11/04/2016 16h31

Divulgação/Lia Mara Solenidade de lançamento foi realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, na manhã deste sábado, 09

Com o tema Tecnologia a favor do homem e da natureza, o governador Marcelo Miranda (PMDB) lançou oficialmente neste sábado, 9, a 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Considerada um dos maiores eventos do gênero no País, a Agrotins 2016 será realizada de 3 a 7 de maio. A solenidade de lançamento foi realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, com a presença da vice-governadora Cláudia Lelis (PV), do titular da pasta de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, outros auxiliares do governo, além de representantes dos legislativos federal, estadual, municipal e de instituições financeiras e empresas parceiras.

O governador justificou a definição do tema da Agrotins, enfatizando que os mercados local, nacional e internacional exigem avanços tecnológicos constantes de forma a melhorar a competitividade dos produtos. Destacou que, por meio da Agrotins, procura incentivar a adoção de novas tecnologias, bem como, a profissionalização e a oferta de assistência técnica ao homem do campo. “Que as inovações apresentadas na feira cheguem do pequeno ao grande produtor. Precisamos abandonar velhos hábitos e adotar conceitos e práticas sustentáveis, com respeito ao meio ambiente”, ressaltou.

Marcelo Miranda aproveitou para homenagear as instituições de pesquisas estaduais, federais e aos profissionais que, ao longo dos anos se dedicam ao desenvolvimento de produtos e cultivares que fazem da região um celeiro para o Brasil e para o mundo. “Para que os resultados sejam alcançados é preciso que cada produto seja técnica e cientificamente estudado. Daí o nosso reconhecimento”, disse o governador, lembrando ainda a importância da parceria com as instituições financeiras presentes no evento com linhas de crédito e serviços específicos para atender esse segmento da economia do Estado durante a feira.

De acordo com o Secretário da Agricultura, Clemente Barros, essas práticas traduzem o potencial do Tocantins e apontam os desafios aos empreendedores, que antes tinham as preocupações restritas ao mercado interno. Agora, os produtores são motivados a buscar novas oportunidades em mercados externos. “Daí a necessidade contínua de adoção de tecnologias relacionadas ao setor. A Agrotins cumpre um papel importante na construção e transferência de conhecimento e informação”, disse.

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins é realizada anualmente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), com o objetivo de difundir e agregar ao setor produtivo tocantinense conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial. Também constitui uma vitrine para exposição e comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual.

A Agrotins é realizada no Centro Agrotecnológico, e ocupa 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, áreas para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio.

Durante os cinco dias de feira são realizadas palestras, fóruns, seminários e clínicas tecnológicas, além de unidades de campo e roteiros nas vitrines tecnológicas, demonstrações de funcionamento de máquinas agrícolas e melhores formas de plantio. 

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.