publicidade
publicidade
Araguaína-TO, domingo, 18 de abril de 2021
Siga a REDE TO

Municípios

Distrito de Taquaruçu vira capital do TO por um dia

30/05/2016 17h52 | Atualizado em: 30/05/2016 18h03

Divulgação/Valério Zelaya Poderes Executivo e Legislativo de Palmas serão transferidos para o distrito na quarta-feira, 1º de junho

Nesta quarta-feira, 1º, o Distrito de Taquaruçu será Capital do Estado por um dia, oportunidade em que ocorrem as transferências dos poderes Executivo e Legislativo de Palmas para o Distrito. Mas neste ano, os trabalhos começam um dia antes com inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Ana Luíza e uma prévia do que será o 10º Festival Gastronômico de Taquaruçu. A inauguração acontece às 17 horas, com presença do prefeito Carlos Amastha (PSB), secretários, autoridades e comunidade local.

Já a prévia do Festival Gastronômico começa nesta terça e segue a quarta, 1º. Os visitantes poderão saborear pratos com ingredientes da gastronomia tocantinense, como pequi, coco de babaçu, buriti, mangaba, carne de sol, mandioca, pintado, surubim. Durante duas noites, os participantes irão expor os pratos classificados nas categorias: "Comidinhas Salgadas", "Prato Doce" e "Prato Salgado" e os valores dos pratos variam entre R$ 6,00 e R$ 10,00.

Programação

Na quarta, 1º, os trabalhos iniciam com o hasteamento da Bandeira na Praça Maracaípe; às 9 horas, a sessão da Câmara Municipal de Palmas acontece na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar.

Após acompanhar a sessão itinerante da Câmara, o prefeito Amastha irá a conferir a Oficina do Festival de Circo e terá reunião com os moradores do povoado Piabanha. Na parte da tarde, Amastha participa de reunião com Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep).

A programação contempla ainda palestras para microempreendedores individuais no Cras de Taquaruçu; atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Banco do Povo no Centro de Atendimento ao Turista (Catur); gincanas esportivas no Centro de Treinamento Esportivo e Paradesportivo (Cetep) de Taquaruçu.

A Carreta do programa Jovem Empreendedor, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem (Renapsi), estará também em Taquaruçu, a partir desta terça até sexta, 03, na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca. Além de fazer cadastro de jovens interessados em participar do programa, haverá também cursos para jovens de 15 a 20 anos. São eles: Marketing pessoal (terça), Postura e etiqueta profissional (quarta), Comunicação eficaz no trabalho (quinta) e Atendimento ao público (sexta).

Capital por um dia

A transferência de Palmas para Taquaruçu obedece ao disposto no artigo 3º da Constituição Estadual e no parágrafo segundo do Art. 1º da Lei Orgânica Municipal (Emenda nº 53), que estabelece o deslocamento da Capital para o Distrito. A transferência é em homenagem ao antigo Município de Taquaruçu do Porto, que abriu mão de sua territorialidade para a implantação da Capital do Estado, Palmas.

 

Da Secom/Prefeitura

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.