publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 21 de abril de 2021
Siga a REDE TO

Confira cinco dicas para ir bem em concursos públicos

31/05/2016 21h39

Arquivo/Agência Brasil Alguns métodos e técnicas de memorização e estudo podem fazer toda a diferença para se dar bem

REDAÇÃO


Muitos brasileiros desejam ter um emprego no setor público, atraídos pela possibilidade de obter um bom salário e pela estabilidade dos cargos oferecidos. E por conta disso, os concursos estão atraindo cada vez mais as pessoas e, como consequência, as vagas estão também mais disputadas. 

As oportunidades de um emprego público atraem muitos concurseiros, que acabam se preparando bastante para realizar as provas. Alguns métodos e técnicas de memorização e estudo podem fazer toda a diferença para se dar bem. Confira algumas dicas:

Planejamento

Tenha em mente exatamente o que você deseja, antes mesmo de começar a longa jornada. Em primeiro lugar, defina o cargo que quer conseguir e trace todos os seus objetivos. Planeje sua preparação, anote em um papel os seus horários de estudo e busque o maior número de informações possíveis sobre as provas e etapas necessárias para que você possa obter o cargo que deseja.

Método de estudo

Estudar por horas sem obter um critério ou métodos adequados pode não ser muito vantajoso. Além disso, uma hora de estudos bem aproveitados compensa mais do que três horas sem foco e concentração. Evite estudar em horários diferentes, estabeleça um ambiente tranquilo e com os materiais certos. Procure identificar qual é a maneira mais fácil para você consiga absorver a matéria - ler a matéria em voz alta, fazer resumos ou estudar em grupos podem ser boas opções. Existe também a possibilidade de cursos preparatórios, com professores qualificados e especializados em concursos. As opções a distância, em que você estuda sem precisar sair de casa, podem ser uma excelente pedida.

Disciplina

Uma das maneiras mais eficazes de se obter o sucesso esperado nessas provas é ter disciplina. Por isso, tenha datas e horários específicos para estudar e para os momentos de lazer. Cumpra de forma rigorosa o seu planejamento. Além disso, lembre-se sempre que muitas outras pessoas possuem o mesmo desejo que você que somente quem tiver muita dedicação e foco chegará lá. Então, seja determinado a passar na prova e se concentre em ter também a disciplina necessária para conquistar seu desejo.

Motivação

A motivação é um dos fatores principais, mas manter a mesma motivação durante vários meses pode ser bastante difícil. A motivação de cada um irá depender apenas de você procurar as formas mais eficientes de se motivar. Uma dica é pensar sempre positivo e manter suas energias nas coisas boas que você terá quando alcançar seu objetivo. Foque nos seus objetivos, com persistência e força de vontade. Aprenda com os erros ao longo do caminho e continue, não desista!


Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.