publicidade
publicidade
Araguaína-TO, quarta, 27 de janeiro de 2021
Siga a REDE TO

Estado

Comunidade quilombola promove festa da rapadura

27/06/2016 16h45 | Atualizado em: 27/06/2016 20h04

Divulgação A Festa da Rapadura busca valorizar a cultura tradicional da comunidade quilombola do Prata

A programação da 3ª Festa da Rapadura, que será realizada nos dias 8 e 9 de julho, na Comunidade Quilombola do Prata, no Jalapão, além de apresentar o processo tradicional de fabricação da rapadura, com a moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal, conta, também, com refeições típicas da comunidade, rodadas de conversa, feira de produtos locais e atrações artísticas.

A festa é uma realização da Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). O superintendente de Desenvolvimento Turístico da pasta, James Possapp, explica que a festa é um resgate e uma forma de valorização das comunidades que vivem no Jalapão. “Eventos, de forma geral, são uma das principais estratégias de promoção. Neste caso, é uma forma de chamar a atenção para as comunidades e sua produção cultural. As comunidades quilombolas e suas festas tradicionais, como a Festa da Rapadura, são patrimônios importantes do Jalapão e do Estado”, destaca.

Com o tema “Fortalecimento e Difusão da Tradição Quilombola” a festa promoverá discussões importantes para a comunidade pelas rodadas de conversa. Também permitirá que os visitantes conheçam o modo de vida quilombola com as comidas típicas. E, ainda, mostrará algumas atrações artísticas das comunidades, como a dupla Jalapão e Tocantins, do povoado Boa Esperança, e Dona Santinha - do povoado Mumbuca-, que recebeu, pelo Ministério da Cultura, o prêmio de Mestre de Cantigas Antigas de Roda Chata. O grupo Caretas também fará uma apresentação no último dia da Festa da Rapadura.

James destaca que a iniciativa deve ajudar a desenvolver o turismo de base comunitária que a Seden, junto com a comunidade, está desenvolvendo no Prata. “O que temos feito ao longo do ano é apoiar a hospedagem alternativa no Prata. Hoje temos sete famílias que recebem pessoas nas suas casas. Com o evento esperamos que aumente o fluxo turístico na comunidade”, conta. Quem desejar se hospedar na comunidade pode entrar em contato com a associação pelo telefone (63) 99963-3700.

Programação

Dia 8

08h – Café da manhã do quilombo tradicional

09h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

12h – Almoço típico quilombola

14h – Rodada de Conversa

16h – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

17h – Visita a feira de artesanato e gastronomia local

19h – Jantar típico quilombola

20h – Noite cultural

Dia 9

08h – Café da manhã do quilombo tradicional

09h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

10h - Rodada de Conversa

12h – Almoço típico quilombola

14h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

15h30 – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

19h – Jantar típico quilombola

20h – Noite cultural 

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.