publicidade
publicidade
Araguaína-TO, sábado, 28 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Municípios

Hospital Regional de Porto passa a contar com 26 novos leitos

HRP recebeu melhorias nas sala de enfermaria, emergência e observação

05/07/2016 22h24 | Atualizado em: 08/07/2016 00h16

Divulgação/Heitor Iglesias O Hospital Regional Público de Porto Nacional é um dos cinco maiores hospitais públicos do Estado

Um dos cinco maiores hospitais da rede estadual do Tocantins, o Hospital Regional Público de Porto Nacional (HRPPN), ganhou na manhã desta terça-feira, 5, mais 26 leitos e melhorias na sala de enfermaria, sala de emergência e observação. Além de ampliar a capacidade da unidade, os novos leitos vão beneficiar mais de 108 mil habitantes da Região de Saúde Amor Perfeito, que compreende 13 municípios.

O governador Marcelo Miranda (PMDB) afirmou que a ação é um passo importante para desafogar as emergências do Hospital Geral de Palmas. “O Hospital Regional de Porto realiza em média 3.050 atendimentos por mês. Agora, com esses novos leitos, vamos ampliar a realização de cirurgias, atender mais pacientes, criando um reordenamento do Sistema de Saúde no Tocantins'’, ressaltou.

Ampliação

Segundo a diretora-geral do regional de Porto, Leonilda Martins, com a ampliação, o crescimento físico da unidade deve representar um aumento de 30% nos atendimentos.

Com a entrega dos 26 leitos, o HRPPN passará a ter 101 leitos que recebem pacientes das seguintes especialidades: cirurgia geral, ortopedia, bucomaxilo facial, cirurgias ginecológicas eletivas, cabeça e pescoço e clínica médica. A nova ala é totalmente equipada e conta com posto de enfermagem. 

Parcerias

O recurso para a ampliação do Hospital é resultado de uma parceria do Executivo Estadual com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). A secretária municipal de Saúde, Cristiane Monteiro, enfatizou a importância de parcerias que geram resultados. “Com o esforço conjunto dos governos e do Instituto, o hospital vai passar por importantes mudanças, e esta nova fase será essencial para garantir melhorias nos serviços e no atendimento. Além disso, tudo foi pensado de maneira que as condições de trabalho e de atendimento à população sejam melhoradas”, ressaltou.

Referência

O Hospital Regional Público de Porto Nacional é um dos cinco maiores hospitais públicos do Estado, além de ser referência para atendimento de urgência e emergência em Porto e nos 13 municípios da região.

A unidade dispõe de atendimentos clínicos multiprofissionais que atendem em diversos setores existentes na unidade, entre os quais, clínica médica, clínica cirúrgica, bucomaxilo, ortopedia, nutrição, psicologia, terapeuta ocupacional, enfermagem, assistência social, farmacêuticos, técnico de segurança do trabalho.

O hospital dispõe de um centro cirúrgico, contendo quatro salas em funcionamento e uma de pós-anestésico. Possui também aparelhos de RX, ultra-sonografia, laboratório, ambulatório de serviço da ortopedia, Serviço de Reabilitação (SER), uma ala específica de geriatria destinada a pacientes idosos, refeitório, dentre outros setores administrativos. O hospital conta ainda com um setor de vigilância epidemiológica e uma comissão de controle de infecção hospitalar.

Visita ao Tia Dedé

O governador Marcelo Miranda também conheceu as adequações realizadas na Maternidade Tia Dedé, possibilitando melhorias no atendimento, a exemplo da implantação do Posto de Banco de Leite Humano e do Jardim Terapêutico. Para o governador, pequenas atitudes podem se transformar em grandes projetos para auxiliar o trabalho dos profissionais da saúde e principalmente da população. “Espaços simples e humanizados como esses servem para acolher as mães e principalmente para salvar vidas”, finalizou.

O Hospital e Maternidade Tia Dedé é uma unidade de urgência e emergência, com pronto-socorro infantil. A unidade também colabora para o planejamento familiar no controle de natalidade, por meio de métodos contraceptivos e esterilização voluntária, além de oferecer serviços de internação, com a capacidade instalada de 50 leitos.

Municípios Beneficiados

São beneficiados pelo HRPPN, os moradores da Região de Saúde Amor Perfeito, composta pelos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Santa Rosa e Silvanópolis.

 

Com Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.