publicidade
publicidade
Araguaína-TO, segunda, 23 de novembro de 2020
Siga a REDE TO

Municípios

Tranquilidade atrai famílias para praia do Garimpinho

25/07/2016 19h42 | Atualizado em: 25/07/2016 19h51

Divulgação Assistência em saúde, consciência ambiental e segurança são ofertadas na praia, ponto turístico destino de muitas famílias neste verão

Os banhistas que optarem por desfrutar da praia araguainense do Garimpinho durante esta temporada de Verão 2016 têm à disposição serviços de saúde, segurança e educação ambiental. Localizada a cerca de 146 quilômetros da cidade, a Praia do Garimpinho é formada por um conjunto de ilhas banhadas pelo Rio Araguaia e tem sido procurada por famílias que preferem acampar num local tranquilo e organizado.

O acesso se dá pela BR-153 e TO-226. Basta seguir pela BR-153 e, a cerca de 35 quilômetros da cidade, pegar a TO-226. Todo o acesso é pavimentado.

Saúde

Durante toda a temporada, um posto de saúde avançado está funcionando na entrada do Povoado Garimpinho. De segunda a sexta-feira, um enfermeiro e um técnico e enfermagem estão disponíveis para a realização dos procedimentos básicos de atendimento. Nos finais de semana, a equipe é reforçada com a presença de um médico.

Nos casos em que houver necessidade, a equipe encaminhará o paciente para Araguaína ou para o Município de Pau D’Arco.

Segurança

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) também estão presentes na praia, garantindo a segurança nos acampamentos e também dos banhistas. Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental estão a postos para assegurar que a diversão não gere qualquer tipo de agressão à fauna local.

Educação ambiental

Um posto da Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico está instalado na praia. As equipes desenvolvem atividades de educação ambiental junto aos ribeirinhos e acampados, que podem ter acesso a material educativo e sacos de lixo. Eles pode ainda contribuir com a coleta periódica de lixo nas margens e na água. Um barco leva os resíduos ao porto, onde há um contêiner de recolhimento.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) são parceiros nessas ações.

 

Da Ascom/Prefeitura

Leia sobre: AcessoAraguaínaPrefeituraServiçosTocantinsTurismoVerão
Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.